quinta-feira, 17 de março de 2011

Livro - Analgésicos e antitérmicos

Os analgésicos são utilizados para aliviar ou acabar com as dores e estão entre os medicamentos mais consumidos no mundo. Já os antitérmicos são medicamentos utilizados para diminuir ou eliminar a febre. Muitos analgésicos também apresentam propriedades antitérmicas.

POR QUE SENTIMOS DOR?
A dor é o primeiro sinal de advertência de que algo não está certo no organismo e é uma das principais causas que levam as pessoas a ingerirem medicamentos.
O bem-estar proporcionado pelo alívio da dor é importante para o paciente, mas é fundamental que se chegue ao diagnóstico preciso da doença. Às vezes, uma simples dor de cabeça pode ser sintoma de algo mais grave. Por isso, esses medicamentos não devem ser utilizados com freqüência para tratamento de dores repetitivas.

POR QUE AS PESSOAS TEM FEBRE?
A febre é uma elevação anormal da temperatura corporal e na maioria dos episódios ocorre como reação do organismo a infecções.
Em alguns casos, não precisa ser tratada com medicamentos, pois ela pode desaparecer com remédios caseiros tradicionais como toalhas úmidas na testa, banhos mornos e ingestão de bastante água.
No entanto, se a febre persistir, procure um médico.
O uso de compressas com álcool é desaconselhável, porque pode levar à intoxicação. Nas situações de febre alta, contínua ou muito freqüente é importante buscar um diagnóstico médico.
-----------------------------------------------------------------------
CUIDADO
Entre as centenas de marcas de medicamentos de venda livre indicados para dor e febre vários podem causar reações alérgicas, intoxicações, interações medicamentosas e outros efeitos adversos. Por isso, antes de tomar qualquer medicamento isento de prescrição, peça orientações ao farmacêutico, que é o profissional indicado para esclarecer as suas dúvidas na drogaria.
-----------------------------------------------------------------------


Página 72

http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/6f35e90043e83690a3e0bbf12823b55a/Cartilha+BAIXA+revis%C3%A3o+24_08.pdf?MOD=AJPERES&useDefaultText=0&useDefaultDesc=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário