segunda-feira, 21 de março de 2011

Livro - Anticoncepcionais

O uso de anticoncepcionais, também identificados como contraceptivos orais, constitui um dos métodos mais utilizados para prevenir a gravidez. Mas é importante consultar um ginecologista antes de utilizá-lo, pois em algumas mulheres podem causar riscos à saúde. Além disso, existem diversos tipos de pílulas e somente o médico pode determinar qual é a mais indicada para cada mulher.

QUAIS AS PRINCIPAIS Orientações para O uso CORRETO?
• Os contraceptivos orais devem ser tomados de acordo com a prescrição médica, respeitando sempre os dias.
• Se uma pílula for esquecida deve ser tomada assim que se lembrar. A dose seguinte deve ser tomada normalmente, na mesma hora de sempre. Se já tiver passado um dia quando se lembrar, pode tomar as duas doses no mesmo horário habitual.
• Se duas ou mais pílulas forem esquecidas, é aconselhável abandonar a cartela e usar outro método contraceptivo (de preferência um método de barreira, ex.: camisinha). Nesse caso, após a menstruação deve-se recomeçar a tomar o medicamento normalmente.

ATENÇÃO
• Ao contrário do que se pensava, um intervalo “livre de pílulas” não traz vantagem terapêutica. Nesse intervalo pode ocorrer ovulação e, não usando outro método contraceptivo, a mulher pode engravidar.
• Existem medicamentos que diminuem o efeito do anticoncepcional: barbitúricos, carbamazepina, fenitoína, antibióticos como a ampicilina, rifampicina, tetraciclinas.

IMPORTANTE
Existem outros métodos para evitar a gravidez, como uso de camisinhas e do DIU - Dispositivo Intra-Uterino. A utilização de camisinhas é importante em todas as relações, para evitar também as doenças sexualmente transmissíveis como AIDS, sífilis, gonorréias, etc.



http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/6f35e90043e83690a3e0bbf12823b55a/Cartilha+BAIXA+revis%C3%A3o+24_08.pdf?MOD=AJPERES&useDefaultText=0&useDefaultDesc=0

Página 92

Nenhum comentário:

Postar um comentário