segunda-feira, 21 de março de 2011

Automedicação - Campanha da OPAS e CRF-SC

Uma campanha para combater a automedicação

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), entidade ligada à Organização Mundial da Saúde, lançou a Campanha de Uso Racional de Medicamentos em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina na última sexta-feira, no Conselho Regional de Contabilidade, em Florianópolis. A convenção teve como objetivo mostrar o quanto o farmacêutico é responsável pela orientação do uso correto e explicar para os clientes os riscos da automedicação.

A presidente do Conselho Regional de Farmácia, Hortência Tierling, afirma que estudos da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 50% de todos os medicamentos são prescritos, vendidos e usados inadequadamente. Para melhorar estes dados, o conselho está realizando cursos para aperfeiçoar a instrução e qualificação da categoria farmacêutica. O próximo será dia 29, em Chapecó, no Oeste catarinense. Em uma farmácia no Bairro Trindade, a funcionária Silvia Vieira concorda com a campanha de conscientização. Já o cliente, Sérgio Scheidemantel, analisa os prós e contras:

– Existe o problema da automedicação, de tomar remédio por conta própria, por qualquer motivo. Mas, por outro lado, complica porque temos que pagar a consulta para pegar uma receita – disse Scheidemantel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário