quinta-feira, 10 de março de 2011

Consumidor pode avisar sobre efeitos colaterais em medicamentos

Projeto Farmácias Notificadoras oferece aos pacientes informações sobre reações de remédios

Os medicamentos tem objetivo de curar, aliviar sintomas e prevenir doenças, mas em alguns casos os efeitos colaterais são danosos aos pacientes.  Um exemplo são os remédios para emagrecer, em países do primeiro mundo há normas mais rígidas em relação à liberação desse tipo de medicamento. Já no Brasil a venda, apesar de mais rigorosa, ainda continua oferecendo, muitas vezes, riscos para a saúde dos pacientes que utilizam esse tipo de medicamento.

Para auxiliar os pacientes contra risco em consumir determinado medicamento, foi criado o Projeto Farmácias Notificadoras. O projeto pretende ampliar as fontes de notificação de casos suspeitos de efeitos adversos a medicamentos e de queixas técnicas de remédios. O projeto é em parceria com o Centro de Vigilância Sanitária e o Conselho Regional de Farmácia de cada Estado, estimulando o desenvolvimento de ações de saúde em farmácias e drogarias. O paciente que notar algum efeito indesejável em qualquer medicamento pode comunicar a Anvisa.

Para isso, o consumidor não precisa se identificar, basta preencher uma ficha disponível nas Farmácias Notificadoras.
A lista dessas farmácias você acessa clicando aqui.
Para acessar o formulário de queixa, clique aqui.
O Projeto Farmácias Notificadoras também oferece um banco de dados com várias informações sobre medicamentos  e outros produtos relacionados à saúde pública.

fonte: http://eptv.globo.com/noticias/NOT,3,3,339249,Medicamentos+podem+oferecer+riscos+e+efeitos+colaterais.aspx

 

Um comentário:

  1. Lembrando que essa lista de empresas é de São Paulo.
    .
    Você de outro estado, deve entrar em contato com a VISA ou CRF para saber quem são as farmácias credenciadas no projeto NOTIFICADORAS.
    .
    Projeto muitíssimo bom,antigo, porém pouco divulgado.
    Bons projetos e pouca divulgação.

    ResponderExcluir