quinta-feira, 17 de março de 2011

Livro - Diferenças - Medicamentos industrializados e medicamentos manipulados

QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE MEDICAMENTOS INDUSTRIALIZADOS E MEDICAMENTOS MANIPULADOS?

Medicamentos Industrializados


São produzidos nas indústrias em grandes quantidades, utilizando equipamentos que têm capacidade para fabricar lotes de até milhares de unidades.

São produzidos em dosagens ou concentrações padronizadas, de modo a serem utilizados por um grande número de pacientes.

Passam por controle de qualidade durante toda o processo de produção. As matérias-primas, materiais de embalagem e produtos acabados são analisados pela fabricante do medicamento.

Todos os processos de fabricação são supervisionados por profissionais farmacêuticos qualificados.

Possuem embalagens padronizadas, com rotulagem contendo dizeres obrigatórios sobre o fabricante, lote, fabricação, validade, farmacêutico responsável, entre outros. Os dados sobre indicação, uso, efeitos colaterais, contra-indicações e cuidados de conservação estão num documento conhecido como bula.

Pelo fato de terem em suas formulações, estabilizantes, conservantes e outros coadjuvantes, os medicamentos industrializados
possuem um tempo maior nos seus prazos de validade, definido com base em estudos de estabilidade.

Os medicamentos industrializados devem ser registrados na Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Medicamentos Manipulados

São manipulados para atender a uma prescrição médica e em quantidade suficiente para atender às necessidades específicas do paciente.

São prescritos e manipulados numa dosagem ou concentração especifica para cada paciente, sendo, portanto, de uso personalizado.

Vários testes de controle de qualidade exigidos da indústria não são viáveis em escala reduzida de produção. As análises das matérias-primas e dos materiais de embalagem são feitos pelos fornecedores e alguns testes são refeitos nas farmácias. É feita a conferência dos produtos com a fórmula e realizados alguns testes para verificar sua conformidade.

Os processos de manipulação são supervisionados por profissionais farmacêuticos qualificados.

Contém rótulos com informações sobre a farmácia responsável pela manipulação, data e validade, farmacêutico responsável e cuidados de conservação. Não contém a bula. As informações sobre o uso, possíveis efeitos colaterais e contra-indicações devem ser prestadas pelo prescritor e pelo farmacêutico na entrega do medicamento na farmácia.

Como trata-se de um medicamento que deve ser preparado para atender às necessidades específicas de um determinado paciente, normalmente, o prazo de validade do medicamento manipulado está vinculado ao período de tratamento do paciente.

Os manipulados têm as empresas (farmácias de manipulação) registradas e fiscalizadas pelos serviços de vigilância sanitária dos estados e municípios brasileiros.

Página 55

http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/6f35e90043e83690a3e0bbf12823b55a/Cartilha+BAIXA+revis%C3%A3o+24_08.pdf?MOD=AJPERES&useDefaultText=0&useDefaultDesc=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário