quinta-feira, 17 de março de 2011

Livro - Medicamentos Biológicos

Poucas pessoas têm idéia do que sejam medicamentos biológicos, mas a verdade é que eles existem há muito tempo. As vacinas são um exemplo, assim como os hemoderivados (medicamentos derivados do sangue) e os alérgenos (medicamentos contra alergias).

Como são produzidos os medicamentos biológicos?
O processo produtivo difere substancialmente do empregado na produção química convencional, pois os medicamentos biológicos são produzidos a partir de células vivas que atuam como uma fábrica. É um processo complexo, em que estas células devem permanecer sob condições de temperatura específicas e com alimentação na hora e na quantidade certa durante semanas ou meses.

Os medicamentos biológicos de alto custo podem ser ofertados gratuitamente aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), após prévio cadastro na Coordenação da Assistência Farmacêutica local (Estadual/Municipal/Distrito Federal).
---------------------------------------------------------------------------
Cuidado
Os medicamentos biológicos, como quaisquer outros medicamentos, também podem apresentar riscos em decorrência de suas reações adversas, especialmente quando do uso inadequado. Portanto, o seu uso deve ser acompanhado pelos profissionais médicos e farmacêuticos.
---------------------------------------------------------------------------
Página 61

http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/6f35e90043e83690a3e0bbf12823b55a/Cartilha+BAIXA+revis%C3%A3o+24_08.pdf?MOD=AJPERES&useDefaultText=0&useDefaultDesc=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário