quinta-feira, 17 de março de 2011

Livro - Medicamentos para anemias

O QUE É ANEMIA?
Anemia é a situação em que faltam células vermelhas no organismo (eritrócitos, glóbulos vermelhos), indispensáveis para o transporte de oxigênio pelo organismo e para a oxigenação dos tecidos.

QUAIS AS SUAS CAUSAS?
A causa mais freqüente é a deficiência de ferro, conhecida como anemia ferropriva, mas ainda existem outros tipos de anemia como por deficiência de ácido fólico e, raramente, por falta de vitamina B12.

A anemia ferropriva pode ocorrer nos seguintes casos:
• Ingestão insuficiente de alimentos fontes de ferro.
• Nos lactentes (entre 6 meses e 2 anos), quando alimentados com leite bovino: o ferro do leite bovino é escasso e mal absorvido pelo organismo. O aleitamento materno evita a anemia, pois a absorção de ferro pelo leite materno é muito superior.
• Nas gestantes: ocorre a passagem de ferro da gestante para o feto por meio da placenta, causando uma queda de ferro. Por isso, deve ser feita a complementação de ferro, com orientação médica durante o pré-natal, para evitar anemia durante a gestação.
• Enfermidades tais como síndrome da má absorção, verminoses, doenças gastrointestinais, miomas, ou quaisquer outras enfermidades que causem hemorragias, ocasionando perdas progressivas de ferro.
• Nos idosos desassistidos: por falta de recursos, dentadura em mau estado e alimentação deficiente.

QUAIS OS SINAIS E SINTOMAS?
Fadiga e fraqueza; dificuldade de concentração; vertigens e tonturas; palpitações e taquicardia; dores nas pernas; falta de ar; falta de apetite, especialmente em crianças; palidez na pele e na conjuntiva (olhos).

COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO?
O hemograma é o principal exame a ser realizado quando há suspeita de anemia. Outros exames podem ser utilizados para auxiliar no diagnóstico, tais como a dosagem de ferritina e ferro séricos, entre outros.

QUAL O TRATAMENTO?
O tratamento deve ser direcionado para tratar a causa da anemia, que normalmente é a deficiência de ferro. O uso de medicamentos (ex. sulfato ferroso oral) deve ser feito com orientação médica. Deve-se adotar também uma dieta rica em ferro, à base de fígado, feijão, beterraba, folhas verdes como espinafre, couve, etc.

Medicamentos à base de ferro - cuidados necesários
• Estes medicamentos podem causar irritação gastrintestinal, agravada com o uso concomitante do ácido acetilsalicílico (AAS), o que pode ocasionar sangramento gastrintestinal.
• A ingestão destes medicamentos com alimentos reduz a sua absorção.
• As preparações líquidas podem causar coloração temporária nos dentes, sendo recomendada a ingestão com canudinho.
• O tratamento com ferro interfere impedindo a ação de alguns medicamentos (por exemplo, com tetraciclina).
• O efeito do tratamento pode diminuir com a ingestão de antiácidos, medicamentos para úlcera como a cimetidina e penicilamina usada em reumatismo.

http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/6f35e90043e83690a3e0bbf12823b55a/Cartilha+BAIXA+revis%C3%A3o+24_08.pdf?MOD=AJPERES&useDefaultText=0&useDefaultDesc=0

Página 84 e 85

Nenhum comentário:

Postar um comentário