quinta-feira, 17 de março de 2011

Livro - Medicamentos para ansiedade

O QUE É ANSIEDADE?
A ansiedade surge, normalmente, em momentos de preocupação, tensão e apreensão, caracterizando-se por um conjunto de sensações corporais desagradáveis, como vazio no estômago, coração acelerado, medo intenso, falta de ar, transpiração excessiva, aperto no tórax, etc.

QUANDO A ANSIEDADE SE TORNA UMA DOENÇA?
Todas as pessoas podem sentir ansiedade, especialmente em momentos estressantes, em que se vêem frente a situações difíceis e decisões importantes. Mas a ansiedade passa a ser considerada um transforno quando o indivíduo a experimenta de maneira exagerada, relacionada a preocupações excessivas e não realistas em situações que a maioria das outras pessoas enfrentariam com pouca dificuldade. Um bom histórico médico e exame físico são essenciais para o diagnóstico.
Um dos problemas associados à ansiedade é a insônia (falta de sono ou dificuldade prolongada para adormecer por vários dias), sendo uma queixa muito comum e um dos motivos para as pessoas buscarem o uso de medicamentos específicos.

QUAIS OS RISCOS DOS MEDICAMENTOS PARA ANSIEDADE?
Medicamentos utilizados para o tratamento da ansiedade, chamados ansiolíticos, geralmente são sedativos ou hipnóticos (induzem ao sono) e devem ser utilizados sob prescrição médica e com o devido acompanhamento, observando sempre as doses e o modo de usar (posologia).
Além de apresentar diversas reações adversas, esses medicamentos também podem causar dependência, devendo ser utilizados com muito cuidado.
---------------------------------------------------------------------------
Importante

• O uso de ansiolíticos com outros medicamentos e com o álcool é extremamente perigoso, pois os efeitos prejudiciais são intensificados, podendo causar graves danos à saúde dos pacientes. Devido aos efeitos colaterais, indivíduos sob tratamento com esses medicamentos não devem exercer atividades que exijam coordenação motora e reflexos rápidos.
• Nem sempre o uso de medicamentos é o melhor remédio.

Converse com seu médico e procure outras medidas que possam amenizar o seu problema de ansiedade e insônia, como exercícios físicos e relaxamentos.
---------------------------------------------------------------------------

Página 77

http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/6f35e90043e83690a3e0bbf12823b55a/Cartilha+BAIXA+revis%C3%A3o+24_08.pdf?MOD=AJPERES&useDefaultText=0&useDefaultDesc=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário