quinta-feira, 17 de março de 2011

Livro - Medicamentos para diarréia

MEDICAMENTOS PARA DIARRÉIA
A diarréia é uma das formas que o corpo tem para eliminar toxinas estranhas, bactérias ou outros elementos que podem causar mal estar ao intestino, sendo um mecanismo de proteção natural.
A maioria das diarréias tem duração limitada algumas horas ou poucos dias (diarréia aguda), mas algumas podem durar semanas ou meses, ou ainda, reaparecer de forma regular (diarréias crônicas). 

Quais as possíveis causas da diarréia ?
Infecções por vírus, bactérias ou parasitas; alergias; reação ao uso de alguns medicamentos como antibióticos, antirretrovirais, antiácidos contendo magnésio, hormônios e outros; e doença inflamatória intestinal.

A DIARRÉIA APRESENTA ALGUM PERIGO?
O perigo da diarréia, particularmente para os bebês e crianças, é a desidratação devido à perda de grande quantidade de água e sais minerais. Boca seca, lábios rachados, letargia, confusão mental e diminuição da urina são sintomas de desidratação.

Como tratar as Diarréias agudas ?
Por serem de curta duração, a preocupação principal não é acabar com a diarréia em si, mas prevenir a desidratação, especialmente em crianças e idosos.
Deve ser feita a reposição de sais e água, perdidos por causa da diarréia, através do uso de soro caseiro ou sais de reidratação oral.

Como tratar as Diarréias crônicas ?
No caso das diarréias crônicas, o essencial é a busca de diagnóstico para possibilitar a remoção da causa ou tratamento do distúrbio. Elas podem ser resultado de muitos fatores: alergia ao leite de vaca, intolerância ao glúten (trigo, cevada, aveia), parasitas intestinais, câncer do estômago ou do cólon, uso crônico de laxante e outros.

QUAIS OS CUIDADOS EM RELAÇÃO AO USO DE MEDICAMENTOS PARA DIARRÉIA?
• O uso de medicamentos para diarréia nem sempre
é a melhor solução, pois pode retardar o diagnóstico e agravar o distúrbio.
• Nunca devem ser utilizados quando houver febre superior a 38°C ou sangue nas fezes.
• Pessoas com diarréia sanguinolenta, febre alta ou comprometimento do estado geral devem buscar o médico, sob risco de agravar o quadro e complicar a saúde.
• O melhor remédio para diarréia é ingerir muito líquido (água e soro caseiro).

Página 88

http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/6f35e90043e83690a3e0bbf12823b55a/Cartilha+BAIXA+revis%C3%A3o+24_08.pdf?MOD=AJPERES&useDefaultText=0&useDefaultDesc=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário