quinta-feira, 17 de março de 2011

Livro - Medicamentos para emagrecer

Atualmente, tem sido muito comum a busca de uma solução rápida para combater o excesso de peso, como o uso de medicamentos para emagrecer, chamados anorexígenos. Esses medicamentos agem diminuindo o apetite, facilitando a perda de peso por determinado tempo.

OS ANOREXÍGENOS APRESENTAM ALGUM TIPO DE RISCO?
Os anorexígenos são produtos de alto risco porque podem causar dependência e inúmeras reações indesejadas, como humor instável, depressão nervosa, irritabilidade, agitação, confusão mental, alucinações, dentre outras. A retirada brusca desse tipo de medicamento pode ser acompanhada de fadiga (cansaço), sonolência ou depressão.
Por apresentarem riscos elevados, esses produtos são controlados por lei e somente os médicos podem prescrevê-los.
Além dos efeitos indesejados e da dependência, a perda de peso proporcionada pelos anorexígenos não é duradoura.
Logo que o paciente para de utilizar o medicamento, ganha novamente todo o peso perdido durante o tratamento. É o chamado “efeito sanfona”. Muitas pessoas não só recuperam o peso como adquirem mais gordura do que antes.

EMAGREÇA COM SAÚDE E SEGURANÇA
O aumento de peso (obesidade) possui muitos fatores, os quais devem ser analisados pelo profissional médico e nutricionista. Para elaborar um plano para perda de peso, devem estar envolvidos fatores como mudança nos hábitos alimentares, atividades físicas e uma equipe de apoio (médicos e nutricionistas).

Página 74

http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/6f35e90043e83690a3e0bbf12823b55a/Cartilha+BAIXA+revis%C3%A3o+24_08.pdf?MOD=AJPERES&useDefaultText=0&useDefaultDesc=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário