quinta-feira, 17 de março de 2011

Livro - Medicamentos para Gripe e Resfriado

QUAL A DIFERENÇA ENTRE RESFRIADO E GRIPE?
O resfriado é uma infecção simples das vias áereas superiores (nariz e garganta), que pode durar de poucos dias até duas semanas. Pode ser causado por vários tipos de vírus, sendo o rinovírus o mais comum.
A gripe é causada pelo vírus Influenza e normalmente se inicia de maneira súbita, apresentando sintomas mais graves que os do resfriado. Ela compromete de maneira significativa o estado geral da pessoa, podendo, inclusive, causar pneumonia. O período de incubação (tempo entre o contágio e o início dos sintomas da doença) é de 1 a 4 dias.
A gripe é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, pois o vírus Influenza se modifica constantemente, dificultando que o organismo das pessoas se defenda da doença.
------------------------------------------------------------------------------------
ATENÇÃO
As pessoas com alguma doença respiratória crônica, imunidade enfraquecida e idosos têm maior facilidade em adquirir infecções mais graves, com possibilidade de complicações fatais.
------------------------------------------------------------------------------------
QUAIS OS SINTOMAS?
Em ambos os casos os sintomas podem incluir: dor de cabeça, nariz entupido, espirros, dor de garganta, dores no corpo, febre e tosse - um dos sintomas que mais incomodam os doentes.
------------------------------------------------------------------------------------
IMPORTANTE
Em caso de sintomas de gripe, como febre repentina acima de 38º, dores musculares e nas articulações, dor de cabeça e dificuldade de respirar, procure o médico.
------------------------------------------------------------------------------------
COMO É FEITO O CONTÁGIO?
A forma mais comum é a transmissão direta (pessoa a pessoa), por meio de gotículas de saliva, expelidas ao falar, tossir ou espirrar. Outra forma é pelo contato indireto, por meio de secreções de pessoas doentes. Nesses casos, a mão é o principal meio transmissor do vírus, ao favorecer que partículas virais entrem diretamente na boca, olhos e nariz. Por isso é tão importante lavar as mãos corretamente e várias vezes ao dia.
COMO TRATAR?
Ainda não existem medicamentos que tenham demonstrado bons resultados no combate aos vírus da gripe e dos resfriados, por isso o tratamento é direcionado ao alívio dos sintomas. Repouso, uso de analgésicos, antitérmicos e antiinflamatórios, além de xaropes ajudam a aliviar os sintomas e eliminar o catarro.

O tratamento deve ser feito sob orientação médica, pois só ele saberá avaliar a gravidade dos sintomas e o perfil do paciente, para prescrever o medicamento adequado.
---------------------------------------------------------------------------------------
ATENÇÃO
• O uso de medicamentos contendo ácido acetilsalicílico em crianças e adolescentes deve ser evitado durante as infecções virais, como as gripes e resfriados, pois pode ocasionar problemas graves.
---------------------------------------------------------------------------------------
QUAIS OS CUIDADOS NO USO DE MEDICAMENTOS PARA TOSSE?
A tosse é geralmente uma reação do organismo a irritações causadas pela presença de secreções ou corpos estranhos, como fumaça, poeira, bactérias e fungos, protegendo o sistema respiratório. Assim, eliminá-la nem sempre é uma boa idéia, já que seu objetivo é justamente o de liberar a secreção excedente.
No seu tratamento, o primeiro passo é prover o trato respiratório de umidade adequada, tanto pelo aumento da ingestão de líquidos (água) quanto pela umidificação do ar. Estes agentes tornam o muco mais fluido.
De acordo com a causa, pode ser necessário o uso de medicamentos, que deverá ser feito sempre com acompanhamento médico. A utilização do medicamento errado pode causar danos à saúde do usuário.
--------------------------------------------------
importante
Evite utilizar xaropes por conta própria.
Eles podem causar reações graves.
-------------------------------------------------

A VACINA CONTRA A GRIPE É UMA BOA FORMA PREVENÇÃO?
Sim, a vacinação anual contra gripe pode ajudar a prevenir a doença em 70 a 90% das pessoas ou, pelo menos, diminuir a gravidade da doença, reduzindo as mortes em 85%. Ela não protege contra outras infecções respiratórias como o resfriado, para o qual ainda não há vacina preventiva disponível.
O efeito preventivo é observado cerca de duas semanas após a administração da vacina, por isso o uso deve ser feito antes do inverno, época em que ocorrem os maiores índices de infecção.

COMO ENFRENTAR MELHOR A GRIPE E O RESFRIADO?
• Mantenha uma alimentação saudável.
• Beba bastante líquido.
• Poupe suas energias: durma bem e descanse bastante.
• Não tome antibióticos desnecessariamente.
• Mantenha a casa bem ventilada.
• Evite aglomerações.
• Lave as mãos com freqüência e use lenços descartáveis.
• Soro fisiológico nas narinas ajuda a combater a obstrução.
• Não agasalhe seu filho exageradamente, isso pode desencadear uma convulsão febril.
• Não use medicamentos como xaropes, gotas nasais ou descongestionantes sem uma avaliação médica.
• Procure um serviço médico se tiver dúvidas ou ocorrerem complicações.


Página 81

http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/6f35e90043e83690a3e0bbf12823b55a/Cartilha+BAIXA+revis%C3%A3o+24_08.pdf?MOD=AJPERES&useDefaultText=0&useDefaultDesc=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário