sexta-feira, 11 de março de 2011

Picada de aranha pode levantar a cobra por até 4h

Veneno da "aranha armadeira", apesar de tóxico, causa ereções prolongadas no homem

Do R7
Getty ImagesGetty Images
Na teia do homem-aranha, o trabalho é duro!
A dona aranha vai te fazer subir pelas paredes - e nem um banho gelado vai te derrubar. É que, segundo o site Newslite, pesquisadores do Medical College of Georgia (EUA) está dizendo que a picada de uma aranha brasileira pode levar um homem a ter ereções de até quatro horas.

A "aranha armadeira" ou "aranha banana", como é chamada (coincidência, não?), é mesmo alvo de pesquisas para o desenvolvimento de medicamentos contra problemas de ereção. Como a questão é interessante, Esquisitices resolveu conversar com dois especialistas do Instituto Butantan, em São Paulo, para saber se a aranha tem mesmo o poder de levantar a cobra.

Samuel Guizze, biólogo do Laboratório de Artrópodes do Butantan, falou um pouco mais sobre a tal aranha, que cientificamente é chamada de Phoneutria SP. Fomos direto ao ponto: podemos ser picados de propósito ou não?

- Ela é a aranha que mais causa acidentes do Brasil. Devido ao seu comportamento de "armar", ela é conhecida como aranha armadeira. Sendo exportada juntamente com carregamentos de bananas, ela também é conhecida como "banana spider", causando acidentes ao redor do mundo. O veneno dela é neurotóxico, causando uma dor intensa no local da picada, podendo ser irradiada para o restante do membro atingido. Casos com complicações e até mesmo óbitos são relatados. Apesar de acidentes com maior gravidade serem raros (cerca de 0,05% dos acidentados), esse risco existe.

Já Lanfranco R. P. Troncone, pesquisador científico do Laboratório de Farmacologia do Butantan, explicou que a aranha tem mesmo essa capacidade de causar ereções, e que ele e sua equipe no instituto conseguiram isolar o componente responsável por esta ação em 1998. A pesquisa foi apresentada em um congresso na Alemanha e publicada na revista internacional Toxicon em 2004.

- Para se desenvolver um medicamento a partir desta molécula, será preciso compreender coma a toxina induz a ereção e se livrar de seus efeitos tóxicos. O veneno mata! A ereção é apenas um efeito colateral.
Enfim, a aranha pica a cobra, a cobra come a aranha e tudo segue seu curso natural. Pelo menos pelas quatro horas seguintes...

Colaborou Felipe Gladiador, estagiário do R7.


fonte: http://noticias.r7.com/esquisitices/noticias/picada-de-aranha-pode-levantar-a-cobra-por-ate-4h-20110311.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário