quinta-feira, 17 de março de 2011

Livro - Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos

As plantas medicinais são utilizadas na medicina popular dos diversos povos, como remédios para auxiliar nos problemas de saúde, normalmente na forma de chás e infusões. Também são usados pela medicina
atual como base para a produção dos medicamentos fitoterápicos.
• Exemplos de plantas medicinais: camomila, boldo-do-chile, alecrim, alho, arnica, carqueja, erva-cidreira, malva, e sálvia.

PLANTAS MEDICINAIS e medicamentos fitoterápicos são a mesma coisa?
Não, as plantas medicinais são espécies vegetais que possuem em sua composição substâncias que ajudam no tratamento de doenças ou que melhorem as condições de saúde das pessoas. Já os medicamentos fitoterápicos são produtos industrializados obtidos a partir da planta medicinal.

SE É NATURAL, NÃO FAZ MAL ?
O consumo de medicamentos fitoterápicos, bem como de plantas medicinais in natura, tem sido estimulado com base no mito “se é natural não faz mal”. Porém, ao contrário da crença popular, eles podem causar diversas reações como intoxicações, enjôos, irritações, edemas (inchaços) e até a morte, como qualquer outro medicamento.
Os medicamentos fitoterápicos devem seguir, como qualquer outro medicamento, todas as normas sanitárias e os cuidados para o seu uso, e devem possuir registro na Anvisa.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
IMPORTANTE
Utilize somente medicamentos fitoterápicos que possuam todas as informações na embalagem e rotulagem, e que tenham registro na Anvisa.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Página 56

http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/6f35e90043e83690a3e0bbf12823b55a/Cartilha+BAIXA+revis%C3%A3o+24_08.pdf?MOD=AJPERES&useDefaultText=0&useDefaultDesc=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário