segunda-feira, 21 de março de 2011

Portugal - Doentes só podem ter consultas de dez minutos com médico de família


A falta de médicos no Centro de Saúde de Penalva do Castelo, no distrito de Viseu, é de tal ordem que o tempo das consultas passou a ser racionado: cada utente não pode ocupar mais de dez minutos do tempo do clínico de serviço, avança o Diário de Notícias. A denúncia partiu da Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Distrito de Viseu, que voltou a sair à rua, pela segunda vez no último mês, a exigir a colocação dos médicos em falta.

“Esta é uma população envelhecida que toma, muita dela, mais de s ete medicamentos e agora está confrontada com consultas de dez minutos que nem chegam para passar a receita”, denunciou o porta-voz da comissão durante a manifestação da população, a segunda em menos de um mês, para exigir a colocação de mais médicos. População, assembleia e câmara municipal, estes por unanimidade, subscreveram um abaixo-assinado que juntou mais de 1500 assinaturas que foi enviado ao presidente do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Dão Lafões III, com quem o DN não conseguiu falar.

O protesto dos utentes exige ainda o alargamento do horário de funcionamento e a reabertura do Serviço de Atendimento Permanente, cujo encerramento “obriga os utentes a percorrer 30 a 50 quilómetros até ao Hospital de Viseu”. No abaixo-assinado os peticionários adiantam que “ mais de 30 por cento da população estão sem médico de família, numa região com cerca de 9 mil habitantes s ignificativamente envelhecidos e onde os médicos existentes se recusam a fazer horas extraordinárias”.

Actualmente, o agrupamento que integra os centros de saúde de Tondela, Santa Comba Dão, Carregal do Sal, Nelas, Mangualde e Penalva do Castelo conta com 62 médicos de clínica geral, a que acresce o serviço prestado por empresas de médicos.

fonte: http://www.rcmpharma.com/news/12435/51/Doentes-so-podem-ter-consultas-de-dez-minutos-com-medico-de-familia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário