sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Portugal - Farmacêuticos temem que mudanças mexam com “independência profissional”

Reacções às alterações na área do medicamento

Farmacêuticos temem que mudanças mexam com “independência profissional”

 A Ordem dos Farmacêuticos recebeu as alterações relacionadas com o sector do medicamento com “especial intranquilidade” e alerta que “o novo modelo de remuneração agora imposto às farmácias pode ter sérias implicações, directas e indirectas, na independência profissional e nos basilares deveres de deontologia dos cerca de oito mil farmacêuticos que exercem funções nas farmácias comunitárias”.

 

O novo regime prevê a redução das margens das farmácias e dos grossistas 
O novo regime prevê a redução das margens das farmácias e dos grossistas 
(Foto: Adriano Miranda/arquivo)

 O Conselho de Ministros aprovou ontem um decreto-lei com o novo regime de formação de preços dos medicamentos comparticipados e não comparticipados, os quais irão sofrer uma baixa generalizada. O diploma altera os países que servem de referência à fixação dos preços – passam a ser Espanha, Itália e Eslovénia (actualmente eram Espanha, França, Itália e Grécia) – o que fará com que baixe tanto o valor pago pelo utente como a comparticipação do Estado.

O novo regime prevê também a redução das margens das farmácias e dos grossistas e estabelece uma “margem fixa regressiva”, de modo a evitar que as farmácias dispensem os medicamentos mais caros. De acordo com o ministro da Saúde, Paulo Macedo, numa simulação para os 33 medicamentos mais vendidos, o Sistema Nacional de Saúde irá poupar cerca de 20 milhões de euros.

Poupança de 160 milhões em ambulatório no primeiro semestre

Num comunicado enviado ao PÚBLICO, a Ordem dos Farmacêuticos lembra que já antes do memorando de entendimento assinado com a troika que o sector foi alvo de várias medidas de austeridade que “têm vindo a criar problemas de natureza económica e financeira aos diferentes operadores do circuito do medicamento (indústria farmacêutica, distribuição grossista e farmácias), que se têm revelado particularmente graves para muitas farmácias”. A Ordem dos Farmacêuticos “lamenta profundamente não ter sido ouvida pelo Governo antes da aprovação da medida”, num documento que recorda que no primeiro semestre deste ano a despesa do Estado em medicamentos em ambulatório já caiu 160 milhões de euros.

“A Ordem dos Farmacêuticos foi das primeiras a preconizar a instituição de um novo modelo de remuneração das farmácias, em alternativa ao modelo actual que é baseado numa margem fixada percentualmente sobre os preços dos medicamentos. Continuamos a defender a adopção de um sistema misto, como já sucede em vários países europeus, como a Suíça, Alemanha, Holanda, Bélgica, entre outros, em que uma parte da margem é substituída por um valor respeitante ao acto farmacêutico subjacente ao processo de dispensa dos medicamentos. Mas, em caso algum, poderemos concordar que esta redefinição do modelo de remuneração das farmácias seja aproveitada para as penalizar economicamente, ainda mais”, lê-se no comunicado.

Assim, a Ordem diz ter “as mais fundadas reservas ou mesmo absolutas objecções quanto à adopção de medidas suplementares que possam trazer novas fragilidades e vulnerabilidades às farmácias”, lembrando que “várias centenas de farmácias se encontram mergulhadas numa crise económica e financeira, que até há pouco tempo era inimaginável”. A Ordem dos Farmacêuticos entende, ainda, que só “em clima de viabilidade económica das farmácias é possível garantir aos cidadãos que os farmacêuticos exercem a profissão de forma irrepreensível do ponto de vista técnico-científico e deontológico, com autonomia e independência”. Desta forma, o organismo sugere que o Ministério da Saúde racionalize e combata o desperdício dentro da sua própria estrutura e em outras áreas onde há desperdício.

13 mil sites bloqueados por práticas ilegais na venda de medicamentos

Um pouco mais de 13 mil sites foram encerrados ou retirados online temporariamente, por meio de uma operação de ordem internacional no que toca ao combate da venda de medicamentos falsificados e ilegais.

A operação denominada de "Pangeia 4" foi controlada pela Interpol e pela Organização Mundial das Alfandêgas e ainda com a ajuda do Infarmed a nível nacional, e centrando-se num servidor de internet (IPS), sistema de pagamento e forma de entrega, de um site de venda ilegal de medicamentos.
A Autoridade Nacional do Medicamento, em colaboração com a Direção Geral das Alfandêgas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC), apreendeu cerca de 2866 unidades de medicação contrafeita, entre os Aeroportos de Lisboa e Porto.

Já a nível internacional foram apreendidas oito mil encomendas, contendo no total cerca de dois milhões de unidades de medicação contrafeita ou ilegal.

No decorrer desta operação, que tomou ação entre o dia 20 e 27 de setembro em 81 países, foram presas e colocadas sob investigação 55 pessoas.

fonte: http://www.ptjornal.com/201109303100/autores/13-mil-sites-bloqueados-por-praticas-ilegais-na-venda-de-medicamentos.html

Portugal - Receitas falsas usadas para comprar medicamentos que depois eram vendidos no mercado negro

Dois homens detidos em farmácia de Paredes
Receitas falsas usadas para comprar medicamentos que depois eram vendidos no mercado negro
Dois homens foram detidos, na sexta-feira da semana passada, depois de aviarem uma receita falsificada numa farmácia do centro da cidade de Paredes. Com 28 e 30 anos, estes indivíduos são suspeitos de terem comprado centenas de medicamentos que beneficiam de elevadas comparticipações estatais para, posteriormente, vender no mercado negro. Segundo fonte da GNR, os homens terão utilizado as receitas falsificadas em dezenas de farmácias dos distritos do Porto e Braga, algumas das quais situadas em Paredes e Penafiel.
 
Estado prejudicado em milhares de euros
Tudo começou com o furto de vinhetas a uma médica residente no Porto, que chegou a apresentar queixa na PSP. Em seguida, a dupla utilizou estas vinhetas em receitas que eles próprios preenchiam e assinavam. Entre os medicamentos prescritos estavam sempre fármacos de elevado preço, mas que beneficiam de uma elevada comparticipação do Estado. Normalmente, eram escolhidos medicamentos da área da psiquiatria, que compravam por cerca de seis euros, mas que conseguiam vender no mercado negro por quantias a rondar os 200 euros.


Tal esquema terá prejudicado o Estado em milhares de euros, uma vez que terá sido colocado em prática, pelo menos, nos últimos dois meses.

As investigações do Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Penafiel começaram após a denúncia dos responsáveis de uma das farmácias onde algumas receitas foram aviadas. E foram estes investigadores que, na manhã desta sexta-feira, apanharam em flagrante os indivíduos a aviar uma das receitas falsificadas numa farmácia de Paredes.

Depois das detenções foram efectuadas buscas às casas dos indivíduos, durante as quais foram apreendidas várias dezenas de embalagens de medicamentos e "grande quantidade de prova documental". Um computador portátil, um veículo de gama média utilizado pelos indivíduos e cerca de mil euros em dinheiro também foram apreendidos.

Os homens foram constituídos arguidos e libertados.

fonte: http://www.verdadeiroolhar.pt/materias.php?secao=paredes&id=19264

Médica receita hormônio masculino a mulher e é condenada

Depois de algumas semanas de tratamento, a paciente constatou o aparecimento de caracteres sexuais masculinas e processou a médica por danos morais
 
Uma médica foi condenada a pagar R$ 45 mil a uma paciente, a título de dano moral, porque, durante um tratamento para combater um quadro infeccioso no sistema reprodutor da mulher, aplicou-lhe injeções intramusculares que continham hormônio masculino.

Depois de algumas semanas, a paciente começou a apresentar sintomas de virilismo (aparecimento de caracteres sexuais masculinos) e de hirsutismo (presença de pelos terminais na mulher, em áreas anatômicas características de distribuição masculina).

Essa decisão da 8.ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná, por unanimidade de votos, reformou, em parte, a sentença do Juízo da 3.ª Vara Cível do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba que julgou parcialmente procedentes os pedidos formulados na ação de reparação de danos materiais e morais combinada com indenização por lucros cessantes ajuizada por D.L.M.P. contra a médica M.C.G.B.V.

Os recursos de apelação

Tanto a ré (a médica) quanto a autora (a paciente) recorreram da sentença de 1.º grau. A primeira sustentou, em síntese, inexistirem provas dos danos alegados pela autora e disse que a juíza a quo baseou-se tão somente nas declarações da apelada e que não foi comprovado o nexo causal entre os danos alegados na inicial e a conduta da apelante. Pediu a reforma da sentença a fim de que seja julgada improcedente a demanda. Alternativamente, requereu a redução do quantum indenizatório.

Por sua vez, a autora sustentou que foi reconhecida a culpa da médica, razão pela qual o valor da indenização deve ser, pelo menos, cinco vezes maior.

Requereu também que a apelada (a médica) seja condenada a arcar com as despesas que teve com cirurgia plástica, drenagem linfática e chás medicinais, bem como com os gastos (passagens, hotel e medicamentos) relativos à viagem que fez aos Estados Unidos em busca de tratamento.

Por fim, pediu o pagamento dos lucros cessantes, em razão de ter abandonado suas atividades laborais. (As informações são do Tribunal de Justição do Paraná)
 
fonte: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-27--196-20110929&tit=medica+receita+hormonio+masculino+a+mulher+e+e+condenada

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Por dia, cerca de 500 brasileiros descobrem que têm diabetes

Manter o peso, não fumar, ter uma alimentação saudável, praticar exercícios e fazer check-ups regulares são cinco dicas úteis para prevenir a diabetes.

Por dia, cerca de 500 brasileiros descobrem que têm a doença, que acomete 10 milhões no país. Em todo o mundo, a epidemia atinge 366 milhões de pessoas e mata 4,6 milhões por ano. Para aprofundar o assunto, o Bem Estar desta quarta-feira (28) recebeu os endocrinologistas Alfredo Halpern e Marília Gomes.





Pães, bolos, macarrão ou doces viram açúcar dentro do corpo, algo fundamental para termos energia e desempenharmos as atividades do dia a dia. Mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, no máximo, de 3 a 4 colheres de açúcar por dia. Quatro colheres de macarrão, um pão francês e uma fatia de bolo, por exemplo, já contêm 2,5 colheres.

Para medir os níveis de glicemia (açúcar) no sangue, os diabéticos usam o chamado "teste de destro", uma maquininha que dá um furo no dedo e analisa o sangue. Quanto maior o nível de açúcar, mais difícil é para o corpo carregá-lo para dentro das células, onde ele vai virar energia. Veja abaixo os parâmetros usados:

Menos de 100 mg/dl – Normal
De 100 a 127 mg/dl – Pré-diabetes
Mais de 127 mg/dl – Diabetes

Frutas com alto índice glicêmico:

Banana
Mamão e papaia
Manga
Uva
Caqui
Fruta do conde

Frutas com baixo índice glicêmico:

Pera
Maçã
Morango
Pêssego

Fonte: G1.globo.com

Divulgado por: http://www.pheventosbr.com.br/ph-eventos-noticias-texto.asp?Noticia=886#.ToR2MDx34lU.facebook

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Tomar pílula anticoncepcionais por muito tempo dificulta a gestação?

Muitas mulheres que fazem uso de pílulas anticoncepcionais acabam criando algumas dúvidas

quando surge a vontade de engravidar.

Quanto tempo antes ela deve parar de tomar? E se já as toma por muito tempo, isso acaba interferindo no tempo previsto para engravidar depois de parar com o medicamento?


Segundo Dra. Ana Regina Elmec, ginecologista e obstetra do Instituto Dante Pazzanese, tudo depende do organismo de cada mulher. "Existem mulheres que conseguem engravidar no mês seguinte enquanto outras podem demorar mais", diz. O período costuma ser entre 30 a 60 dias aproximadamente.

O uso da pílula por muito tempo não costuma interferir na fertilidade da mulher, pois o anticoncepcional atua no ovário (ao tomar a pílula, ela impedi o óvulo de amadurecer) e não no útero. Portanto aquela história de que tomar a pílula por muito tempo deixa o útero preguiçoso é apenas um mito.

"Ainda assim, embora já esteja comprovado que não há necessidade, recomendamos um período de descanso, uma pausa de dois meses a cada doze tomando o remédio", sugere Dra. Ana Regina. Essa pausa é apenas para sentir o organismo e fazer uma limpeza, assim é mais fácil detectar aspectos como cólica, TPM e fluxo natural do seu corpo, fatores que são alterados como uso do medicamento. Como ele impede que o óvulo amadureça, o corpo não se prepara para uma gestação como faria sem o anticoncepcional.

Já para quem engravida e, sem saber, continua tomando a pílula, não existe motivo para grandes alardes. "A pílula contém progesterona, hormônio que ajuda a manter a placenta, o que pode provocar algum sangramento e ser confundido com a menstruação, fazendo com que a mulher não perceba a gravidez logo de início. Porém, logo as mudanças físicas aparecerão, revelando a gestação", explica a doutora.


Assim que detectada a gravidez, é importante manter o acompanhamento médico, como toda gestante, de pelo menos seis consultas pré-natais e, claro, suspender o uso da pílula, pois, caso ela seja usada durante toda a gestação e o feto seja masculino, pode haver alguma influência no desenvolvimento do bebê.

Dúvidas como essas deixam claro que toda mulher deve ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano, pois é muito importante manter sua saúde íntima sempre saudável.

Por Adriana Massini (MBPress)

fonte: http://vilamulher.terra.com.br/tomar-pilula-por-muito-tempo-dificulta-a-gestacao-8-1-52-79.html

A importância da vitamina B12 e seus alimentos fontes para o idoso

A memória tem sido sempre uma preocupação dos idosos e até de pessoas mais jovens. Dessa forma, são freqüentes as queixas de problemas na esfera cognitiva dos nossos pacientes. Chamamos habilidades cognitivas toda uma organização de memória e pensamento que nos faz capaz de resolver tarefas simples e complexas. Quando pedimos para um paciente portador de algum tipo de demência que ele leve um objeto até uma mesa próxima, deixe-o lá e nos traga outro objeto lá deixado, essa tarefa parece extremamente complexa, pois há uma perda da capacidade de organizar cada etapa das tarefas, por mais simples que elas sejam.  Quando há perda da memória ou da orientação no tempo e espaço e o paciente não sabe mais que dia é hoje ou em que ano estamos, esse quadro já define uma doença muito avançada. 

Felizmente, a maior parte dos nossos pacientes com queixas de dificuldades de memória não tem demência. São vítimas do stress e cansaço com a correria do dia a  dia. Além disso, o medo de esquecer pode gerar maior dificuldade em se lembrar dos detalhes dos fatos recentes, como o que eu comi ontem ou o nome do filme que eu assisti no final de semana. A orientação para esses casos não passa de recomendações de cuidado com o stress e um providencial maior período de repouso e laser. 

Outra situação que vem sendo regularmente avaliada pelos neurologistas, frente às queixas de alterações de memória em seus pacientes, são os níveis de vitamina B12. Alguns deles demonstram deficiência da vitamina no sangue e isso tem sido relacionado à alterações cognitivas. Acaba de ser publicado na revista médica da American Academy of Neurology  um trabalho científico que vem confirmar a importância da vitamina B12 para a saúde neurológica das pessoas. Os autores da pesquisa avaliaram os níveis da vitamina B12 em 121 pessoas com mais de 65 anos e correlacionaram esses resultados com testes de memória e outras habilidades cognitivas, além da avaliação cerebral através de Ressonância Nuclear Magnética. Os níveis de vitamina B12 revelaram boa correlação com os testes cognitivos e de memória, de maneira que os mais baixos valores da vitamina foram associados com os piores índices cognitivos, bem como com redução do volume cerebral medido pela ressonância nuclear magnética. 

Esses achados vem confirmar um fato já estudado e bem conhecido que é a importância da proteína de origem animal na alimentação do idoso. Esses alimentos, incluindo peixe, carne vermelha, frango, ovos e leite são sabidamente as principais fontes de vitamina B12 de nossa dieta. Frente à conhecida importância dessa vitamina na preservação da memória, assim como de todas as demais habilidades cognitivas do idoso, faz-se necessária a adequação desse micronutriente à sua dieta. O que ocorre com os idosos é que eles passam a evitar inicialmente a carne, por problemas de mastigação e digestão. Depois, evitam o frango com a alegação de que não tem sabor. Finalmente, deixam de tomar leite devido à maior fermentação e formação de gases. Com isso, eles deixam de ingerir todas as fontes nutricionais da vitamina B12.

Isso não significa que o problema possa ser solucionado apenas com suplementação. Não podemos abrir mão dos alimentos em prol de cápsulas vitamínicas. No caso da vitamina B12, há ainda dificuldades na absorção da mesma e muitas vezes a suplementação, quando necessária, deve ser feita através de injeções intramusculares.  Por outro lado, ainda não temos conhecimento científico que nos permita administrar grandes doses de vitamina B12 na tentativa de prevenir esses problemas, mas é uma questão interessante a ser estudada. Quando esse raciocínio foi usado para as demais vitaminas como a vitamina C, betacaroteno e vitamina E, os resultados não foram bons. Em super dosagens, essas vitaminas, além de não melhorarem a sobrevida, se mostraram deletérias. Portanto, o ideal ainda é a manutenção dos níveis normais da vitamina B12 através de uma alimentação balanceada. 


fonte: http://comersemculpa.blog.uol.com.br/arch2011-09-16_2011-09-30.html

Farmácia que vendia remédios gratuitos é interditada



A Vigilância Sanitária Estadual interditou nesta quarta-feira (28) uma farmácia que vendia medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS), em Bandeirantes, no Norte Pioneiro. A interdição ocorreu após a Polícia Federal apreender medicamentos de venda proibida.

A resolução 166/2011 - assinada pelo secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, no dia 6 de julho - prevê que o estabelecimento seja fechado enquanto a investigação é feita pela polícia. "Comercializar medicamento de distribuição gratuita é crime. Por isso, determinamos que as vigilâncias interditem o estabelecimento", enfatizou o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. Se ao final da investigação for comprovada a responsabilidade do estabelecimento, poderá haver a cassação definitiva da licença sanitária.

Na farmácia ForteFarma foram apreendidas 50 cartelas de Pratiprazol, que estava sendo vendido a R$ 13,99. O medicamento é utilizado no tratamento de úlceras, esofagite de refluxo e hiperacidez gástrica, entre outros.

Em entrevista coletiva, o delegado da Polícia Federal Elvis Secco informou que a investigação foi iniciada a partir de uma denúncia. Um cidadão comprou o remédio e percebeu que na cartela estava escrito "Proibida a venda ao comércio". A denúncia foi enviada por e-mail junto com a nota fiscal do medicamento.

De acordo com a investigação, os lotes apreendidos coincidem com os adquiridos através de licitação pelo Consórcio Paraná Saúde. O consórcio faz a compra destes medicamentos e distribui para as regionais e municípios. A Polícia Federal ainda investiga onde ocorreu o desvio do medicamento e se o responsável trabalha na regional de saúde ou na Prefeitura de Bandeirantes.

O farmacêutico responsável pela venda pode responder pelo crime de receptor qualificado, com pena de 3 a 8 anos de prisão. O dono da farmácia também será interrogado pela Polícia Federal.

MEDICAMENTOS GRATUITOS - Os medicamentos distribuídos pelo Sistema Único de Saúde nas unidades de saúde, hospitais públicos e farmácias especiais são gratuitos e de forma alguma poderão ser comercializados. Todos os medicamentos do SUS possuem a frase "Proibida a venda ao comércio". As denúncias de venda de medicamentos deste tipo podem ser feitas através da ouvidoria estadual: 0800 644 44 14.

Drugs, Risk and the Myth of the ‘Evil’ Addict

Drugs, Risk and the Myth of the ‘Evil’ Addict

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Armazenamento irregular de medicamentos em unidade de saúde.

Armazenamento irregular de remédios Condição de armazenamento na Unidade Osvaldo Leite não é adequado e MPE estabelece prazo para o problema seja solucionado

27/09/2011 - 19:28
A audiência foi realizada na manhã desta terça-feira (Foto: Portal Infonet)

Na manhã desta terça-feira, 27, a promotora Alessandra Pedral do Ministério Público realizou audiência sobre problemas no armazenamento dos medicamentos das Unidades Básicas de Saúde e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). A promotora tomou conhecimento durante a audiência que existem pendências com relação ao armazenamento de medicamentos na Unidade de Saúde Osvaldo Leite, localizada no loteamento Novo Horizonte.
A representante da Vigilância Sanitária informou que existe uma Lei municipal que estabelece um limite máximo de profissionais farmacêuticos para atender nos postos de saúde, mas acrescentou que atualmente existem obstáculos a ampliação do número de profissionais nessas unidades.
A representante da vigilância salienta ainda que existe uma discussão em torno da necessidade da presença de um farmacêutico nos dispensários de medicamentos.
O coordenador de assistência farmacêutica do município disse que existem 43 Unidades Básicas de Saúde e cinco Caps com dispensários de medicamentos, existindo quatro unidades de referência para os psicotrópicos que mantêm farmacêuticos em sua estrutura.
Nas demais unidades de saúde a entrega dos medicamentos é realizada dos profissionais terceirizados, sendo que esses profissionais estão passando por cursos de capacitação.
A promotora Alessandra Pedral estabeleceu o prazo de 20 dias para a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) resolva as pendências principalmente em relação a unidade Osvaldo Leite.

fonte: http://www.infonet.com.br/saude/ler.asp?id=118928&titulo=saude

Postos de coleta recolhem remédios vencidos e inutilizados em Goiânia

'Compromisso Ambiental Artesanal' conta com 12 postos de recebimento.
Descartar medicamentos no meio ambiente é perigoso, alerta Anvisa.

Com o objetivo de reforçar a coleta de medicamentos vencidos em local apropriado, uma farmácia de manipulação de Goiânia lançou nesta segunda-feira (27) o projeto “Compromisso Ambiental Artesanal”, que conta com 12 postos de recebimento. “Frascos de vidros poderão ser reciclados e os remédios serão entregues à empresa específica de incineração”, declara o farmacêutico Evandro Torkarski.

Preocupada com o destino dos medicamentos inutilizáveis, a psicóloga Gabriela Borges foi até uma unidade de recolhimento. “Temos que nos preocupar em fazer a coletar de remédios com data de validade vencida, pois uma criança pode ingerir e ter sérios problemas de saúde”, ressalta.

Orientações
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), descartar restos de medicamentos no meio ambiente é perigoso. Segundo o órgão, as substâncias químicas dos remédios podem contaminar o solo e a água. Porém, a aposentada Darci Barbosa admite que não segue as indicações. “Quando os medicamentos vencem, jogo no lixo. Se não servir pra mim, não será útil para ninguém”, afirma.

Segundo a diretora da Vigilância Sanitária de Goiânia, Mirtes Bezerra, existem outros fatores que comprometem a qualidade dos medicamentos, além da data de validade: “O local que foi armazenado, a temperatura e luminosidade podem alterar eficácia do produto ou até mesmo trazer problemas de saúde”.

fonte: http://g1.globo.com/goias/noticia/2011/09/postos-de-coleta-recolhem-remedios-vencidos-e-inutilitaveis-em-goiania.html

CRF-GO - Ação Social em comemoração ao Dia Internacional da 3ª Idade


Serviço Público Federal
   Conselho Federal de Farmácia
                   CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE GOIÁS - CRF-GO

CONVITE

As Comissões de Drogarias e Educação Continuada e as empresas, UNICON, DROGASIL, FARMÁCIAS PAGUE MENOS, HOSPFAR e REDE 2000, convidam para o evento:

AÇÃO SOCIAL EM COMEMORAÇÃO AO DIA INTERNACIONAL DA TERCEIRA IDADE
com o tema:
“ATENÇÃO FARMACÊUTICA NA MELHOR IDADE”

O evento será realizado no dia 01 de outubro de 2011, das 8h às 12h, no Parque Flamboyant.

Serão oferecidos serviços de Aferição de Pressão Arterial, Dosagem de Glicose, Distribuição de Material informativo e educativo e orientações diversas aos visitantes do parque.

Inscrições para o evento e para o treinamento: com Beth, no telefone 62 3219-4300/4326.

O treinamento dos voluntários (farmacêuticos e acadêmicos) será no dia 30 de setembro de 2011, nos turnos matutino ( das 9h às 11h) e turno vespertino ( das 14h às 16h), após o treinamento os farmacêuticos participantes receberão a camiseta (Atenção Farmacêutica na Melhor Idade).

Realização: CRF-GO e as Comissões de Drogarias e Educação Continuada.

                                                                    
                                                             Farm. Ernestina Rocha de Sousa e Silva
                                                                             Presidente do CRF/GO

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Portugal - Farmácias devem integrar rede de cuidados de saúde primários



O bastonário da Ordem do Farmacêuticos (OF) defendeu sexta-feira que as farmácias devem integrar a rede de cuidados de saúde primários e os farmacêuticos um papel mais interventivo na gestão da terapêutica dos doentes e nos centros de saúde, avança a agência Lusa.

"Não tenho dúvidas de que Portugal e os portugueses beneficiarão com a participação activa dos farmacêuticos nos cuidados de saúde primários, quer nas farmácias, quer nos centros de saúde", afirmou Carlos Maurício Barbosa no simpósio “Os Farmacêuticos e as Grandes Questões da Saúde”, que está a decorrer no Porto, no âmbito das comemorações do Dia do Farmacêutico (26 Setembro).

Para o bastonário, faz todo o sentido desenvolver o conceito de farmacêutico de família, com funções assistenciais de proximidade: "Definitivamente, o país não pode continuar a desperdiçar a capacidade e o potencial dos farmacêuticos em áreas como a gestão da terapêutica dos doentes crónicos e os cuidados de saúde primários".

"As farmácias comunitárias portuguesas, onde cerca de oito mil farmacêuticos exercem a sua actividade profissional, encontrando-se homogeneamente distribuídas no território nacional, são verdadeiras unidades de saúde, vocacionadas para a prestação de cuidados de saúde à população", sustentou.

Por isso mesmo, acrescentou, "entendo que as farmácias reúnem condições para integrar a rede nacional de cuidados de saúde primários".

Carlos Maurício Barbosa sublinhou ainda que Portugal tem de "apostar fortemente" nos cuidados de saúde primários, promovendo "um sistema de saúde cada vez mais centrado nestes cuidados", com a participação dos farmacêuticos na "promoção da saúde e prevenção da doença na população, com especial importância na educação para a saúde".

Promovendo também a realização sistemática de rastreios para identificação de indivíduos suspeitos de patologias crónicas e detecção precoce de fatores de risco. "Também nestas matérias, entendo que a intervenção farmacêutica pode e deve ser aprofundada", sublinhou.

O bastonário manifestou ainda preocupação com a situação em que as farmácias se encontram: "Neste momento, temos as mais fundadas reservas ou mesmo absolutas objecções quanto à adopção de medidas suplementares que possam trazer novas fragilidades e vulnerabilidades às farmácias".

Segundo o responsável, "várias centenas de farmácias" encontram-se "mergulhadas numa crise económica e financeira que até há pouco tempo era inimaginável". "A grande maioria das outras está no limite das condições necessárias à sua sobrevivência", referiu.

"No sector da saúde em Portugal são sobretudo precisas medidas que introduzam racionalidade, tenham carácter estrutural e melhorem expressivamente os índices de eficácia e eficiência. Não só através de cortes – especialmente quando eles são avulsos e pontuais – se garante a sustentabilidade do sistema de saúde", frisou.

Museu Farmacêutico de Pelotas na Furg

Foto: Divulgação/JA
Museu Farmacêutico de Pelotas na Furg
Acervo reúne mais de 4 mil peças, entre frascos antigos, livros raros, equipamentos para manipulação, entre outros

O Museu Farmacêutico Moura estará representado, com parte de seu acervo, no 1º Seminário de História e Patrimônio – Diálogos e Perspectivas, promoção do Programa de Educação Patrimonial, da Fundação Universidade Federal de Rio Grande (Furg), que será realizado nos dias 28, 29 e 30 de setembro, no campus Carreiros.

Na abertura do evento, às 18 horas de quarta-feira, 28, será palestrante para mais de 200 convidados, o farmacêutico e bioquímico, integrante da Academia Nacional de Farmácia, José Gilberto Perez de Moura, que abordará o tema “História da Farmácia e Patrimônio Farmacêutico”. Logo a seguir, serão abertas ao público as portas do Museu Farmacêutico Moura para que os visitantes tenham acesso a algumas peças da instituição que mantém um acervo de mais de quatro mil itens, junto à Farmácia Natura, na rua XV de Novembro, 612, em Pelotas.

No local, para dar maior amplitude ao patrimônio histórico colecionado, um sistema de projeção permitirá aos convidados conhecer, por filmagem, ao conjunto do museu.

Durante os três dias do evento no campus Carreiros, estudantes e convidados poderão visitar a instalação referente ao museu.
O proprietário da Farmácia Natura, José Gilberto Perez de Moura, ao longo de sua trajetória, em viagens pelo Brasil e exterior, adquiriu objetos históricos e começou o trabalho de montagem do acervo com o Memorial Farmácia Natura. A criação do museu só foi efetivada em março de 2009, como um registro da história da profissão, um tributo aos antigos boticários e às futuras gerações.

O Museu Farmacêutico Moura reúne hoje mais de quatro mil peças históricas, frascos antigos, livros raros, documentos preservados, equipamentos para manipulação (balanças, pesos, cadinhos, etc.), maletas com conteúdo farmacêutico e medicamentos de vários países.

Fonte: http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=1&n=17843

Jovem do PR receberá pensão por remédio que o deixou cego

Depois de ingerir remédio receitado pelo médico, o paciente desenvolveu uma síndrome rara

O Município de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, foi condenado a pagar uma indenização no valor de R$ 50 mil, a título de dano moral, bem como uma pensão mensal vitalícia, equivalente a um salário mínino, a um jovem que ficou cego por ter ingerido o remédio denominado "Fenobarbital", receitado por um médico do Posto de Saúde Municipal. O medicamento desencadeou no paciente a Síndrome de Stevens-Johnson, que, por não ter sido diagnosticada a tempo, causou-lhe cegueira permanente.

Essa decisão da 3.ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná reformou, em parte, a sentença do Juízo da Vara Cível do Foro Regional de Colombo da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba que julgou parcialmente procedente a ação de indenização proposta pelo paciente contra o Município de Colombo.

Acompanhando o voto do relator, desembargador Dimas Ortêncio de Melo, os magistrados que participaram do julgamento entenderam que ficaram configurados: o dano (cegueira vitalícia do paciente), a ação administrativa (atendimento no Posto de Saúde e prescrição do remédio pelo médico) e o nexo causal (o medicamento ministrado desencadeou o desenvolvimento da Síndrome de Stevens-Johnson, que causou a cegueira).

Dessa forma, nos termos do parágrafo 6º do artigo 37 da Constituição Federal ("As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa"), dado o princípio da responsabilidade objetiva (risco administrativo), o Município tem o dever de indenizar o menor, vítima de uma fatalidade que o privou definitivamente do sentido da visão.
 
fonte: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-27--156-20110922&tit=jovem+recebera+pensao+por+erro+que+o+deixou+cego
 
 

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Bactérias resistentes desafiam Congresso sobre doenças infecciosas

CHICAGO, EUA — O crescente aumento em todo o planeta de bactérias multirresistentes aos antibióticos e a mobilização dos pesquisadores para enfrentá-las estão no centro do principal congresso sobre doenças infecciosas (ICAAC), reunido neste fim de semana em Chicago.

"A resistência aos antibióticos no mundo é claramente o tema da atualidade, já que se pode observar em todas as partes a mesma coisa, infecções por bactérias cada vez mais resistentes" e mais frequentemente fora do meio hospitalar, explica à AFP o médico Laurent Poirel, infectologista francês do Hospital de Kremelin-Bicêtre, perto de Paris.

Vários trabalhos sobre estes problemas são apresentados no 51º Congresso da ICAAC (Interscience Conference on Antimicrobial Agents and Chemotherapy) que reúne 9.000 participantes, entre eles 6.000 pesquisadores, até a próxima terça-feira.

"Se algo rápido não for feito logo, se perderá a guerra contra a multirresistência microbiana, o que abriria a porta para a próxima pandemia", adverte o médico Jean Cardet, consultor da Organização Mundial da Saúde, que lançou uma iniciativa em abril contra este fenômeno e propõe um uso moderado dos antibióticos.
Cardet faz referência à bactéria Eceh (E.coli), responsável pela morte de 51 pessoas neste ano na Europa, sobretudo na Alemanha, e que era ultrarresistente, assim como a superbactéria NDM-1 (New Delhi metalo-lactasa), uma ameaça persistente.

De fato, trata-se de um gene na bactéria que produz este tipo de enzima capaz de destruir os antibióticos, um mecanismo observado em outros micróbios.

Este médico destaca em uma entrevista à AFP em Chicago que é preciso distinguir entre as bactérias chamadas gram-positivas, como o estafilococo dourado, e as gram-negativas, tais como o E.coli, a salmonela e a pseudomona. Estas últimas representam 60% de todas as infecções e são estas bactérias em particular as quais o atual arsenal de antibióticos tem dificuldades de combater.

fonte: http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5hwjW2s-MBZ_i3wZgZYWHWQa5bbJg?docId=CNG.c076d43c82f3d155dff884aad270a0f2.81

Portugal - Ordem dos Farmacêuticos quer que conselhos das farmácias passem a ser pagos

Em declarações à Antena1, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Carlos Maurício, defende que os clientes das farmácias devem passar a pagar o aconselhamento farmacêutico que obtêm. Uma alteração no sistema de remunerações das farmácias permitiria ajudar a solucionar os problemas financeiros que estas empresas enfrentam. Estas afirmações de Carlos Maurício surgem na sequência da situação revelada esta manhã pela Antena1 de acordo com a qual centenas de farmácias estão à beira da insolvência.

 Quer ouvir a matéria?

Acesse o link: http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Ordem-dos-Farmaceuticos-quer-que-conselhos-das-farmacias-passem-a-ser-pagos.rtp&headline=46&visual=9&article=481709&tm=8

Responsabilidade Criminal - Farmacêuticos indiciados por mortes em Corupá

Farmácia não teria alvará e vendeu remédio, sem receita médica, com doses para matar até seis pessoas.


Gustavo Cidral
Publicado 22/09/2011 às 09:21:39 - Atualizado em 22/09/2011 às 10:10:55
 
Duas pessoas morreram em Corupá após tomarem um medicamento “manipulado de forma errada”, segundo o Ministério Público. A farmácia não teria alvará sanitário para produzir o remédio, que foi comprado sem receita médica. O proprietário e a farmacêutica foram indiciados e podem pegar quatro anos de prisão.

O caso ocorreu há dez meses, mas o inquérito de 250 páginas ficou pronto agora. Segundo o delegado responsável pelo caso, Adriano Spolaor, os indiciados responderão por homicídio culposo e inobservância de regra técnica de profissão, que indica negligência por parte dos profissionais. O remédio deveria ter sido diluído 100 vezes.

Entenda o caso
Renato Wolf sofria há seis anos de gota, uma doença reumatológica que eleva os níveis do ácido úrico no sangue. O aposentado de 69 anos tomava o remédio chamado Colchicina. O medicamento foi ingerido por três anos sem prescrição médica. Segundo a filha, Marilene Wolf, um amigo com a mesma enfermidade havia indicado a droga. Marilene afirmou que a farmácia falsificava receitas do médico que tratava o pai para poder vender o produto.

O medicamento foi tomado por Wolf às 8h do dia 11 de novembro de 2010. “Naquele dia eles estava muito bem de saúde”, diz a filha. Os sintomas começaram a aparecer às 19h, quando ele começou a vomitar sem parar. A família achava que a causa seria intoxicação alimentar. Encaminhado ao hospital, Wolf não acordou após a endoscopia. Foi para a UTI às 20h do dia seguinte e morreu às 6h40 do dia 13, diagnosticado com pancreatite aguda fulminante.

O mesmo remédio foi doado três dias depois da morte de Renato, a Eduvirges de Amorim Carvalho, cujo marido, Osmari Carvalho, também sofre de gota. Ao sentir uma dor no pé, a agente comunitária, que tinha 48 anos, tomou uma cápsula de Colchicina.

Eduvirges começou a passar mal no mesmo dia, uma sexta-feira. Em anotação em uma agenda a qual ela escrevia todos os dias, o marido encontrou o recado: “tomei o remédio do Renato e passei mal”. A mulher faleceu no dia seguinte, 26 de novembro.

Segundo Marilene, Eduvirges não era hipocondríaca. “Tinha uma saúde invejável. Caminhava todos os dias”, afirma. Por ser mulher em idade fértil, o corpo dela passou por uma autópsia a fim de ser descoberto o motivo da morte. “Se ela não tivesse tomado, o Osmari ia morrer e não saberíamos a razão”.

Erro fatal
O frasco do remédio ficou praticamente cheio, pois apenas duas cápsulas haviam sido usadas. A Vigilância Sanitária enviou a droga para ser analisada em Florianópolis. O resultado constatou que a substância deveria ter sido diluída 100 vezes para poder ser ingerida. Havia em cada cápsula elementos suficientes para matar seis pessoas. A Vigilância fechou a farmácia dias após o caso.

O delegado Adriano Spolaor instaurou um inquérito e indiciou o proprietário e a farmacêutica que manipulou o produto por homicídio culposo e inobservância de regra técnica de profissão. O local não possuía autorização para comercializar a substância e a vendia sem receita médica.

Se condenados, eles podem pegar a pena de até quatro anos de prisão. A farmacêutica, que trabalha agora em uma farmácia de Jaraguá do Sul, também poderá perder o registro no CRF (Conselho Regional de Farmácia). De acordo com o delegado, ambos, em caso de condenação, serão culpados apenas pela primeira morte, já que não venderam o remédio para Eduvirges. O falecimento da mulher é considerado um acidente.

A única vontade de Marilena é que os dois sejam presos. “Não quero indenização em dinheiro, só a justiça”, declara. “Será que eles não foram responsáveis por outros casos?”, indaga.

Proprietário se declara inocente
O dono da farmácia de manipulação que vendeu a Colchicina alega que “nada ainda foi provado”. Segundo o empresário, Wolf apresentava receitas médicas nas compras e nega ser responsável por falsificações.

Ele também afirma que o estabelecimento possuía o alvará necessário para a produção do remédio, mas o documento teria sido “levado pela Vigilância Sanitária”. “Mesmo sem alvará, as empresas vendem a substância para qualquer um”, se defende.
  
Fonte: http://www.ocorreiodopovo.com.br/seguranca/farmaceuticos-indiciados-por-mortes-em-corupa-7480709.html

GO - Drogaria Santa Marta aprova plano de recuperação judicial

Rede está com uma dívida estimada em R$ 100 milhões, e precisou negociar durante oito meses antes de aprovar o plano

O plano de recuperação judicial da rede de drogarias Santa Marta, uma das principais da região Centro-Oeste, teve seu planto de recuperação judicial aprovado, informou o escritório de advocacia Felsberg e Associados.

A rede está com uma dívida estimada em R$ 100 milhões. As negociações para a aprovação desse plano duraram oito meses e foram intensas, segundo a Felsberg e Associados. A Galleazzi e Associados também participou do processo.

O próximo passo agora será vender as unidades produtivas isoladas. "Aprovada a recuperação judicial, a Santa Marta passa a ser uma operação muito atrativa para investidores, especialmente diante do cenário de consolidação que hoje atinge o setor", disse Joel Luis Thomaz Bastos, sócio do Felsberg e Associados, por meio de um comunicado.

Fonte: http://economia.ig.com.br/empresas/comercioservicos/drogaria+santa+marta+aprova+plano+de+recuperacao+judicial/n1597200626381.html

MS - Farmácia da Capital é autuada por funcionar sem farmacêutico


Fiscais da Vigilância Sanitária de Campo Grande interditaram, na manhã desta quinta-feira (22), uma drogaria localizada no centro da Capital. O motivo foi a falta de um farmacêutico no estabelecimento. A multa nestes casos varia de R$ 100 a R$15 mil, de acordo com a gravidade dos fatos constatada pelos fiscais e o porte da empresa infratora.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) está intensificando a operação de fiscalização nas farmácias e drogaria nos finais de semana. A medida resultou na autuação de três drogarias pela falta de farmacêutico responsável.

Uma lei federal estabelece a obrigatoriedade da presença do farmacêutico durante todo o período em que a drogaria ou farmácia estiver aberta para o atendimento ao público.


Fonte: Valquíria Oriqui - Capital News (www.capitalnews.com.br) 



http://www.capitalnews.com.br/ver_not.php?id=219829&ed=Geral&cat=Not%C3%ADcias

24 horas - Acordo com MPE garante o plantão em farmácias

  • Horário vai das 22h às 7h30 do dia seguinte, bem como nos domingos e feriados


    Acordo com MPE garante o plantão em farmácias de Chapada dos Guimarães
    DA REDAÇÃO


    Em virtude de um acordo firmado com o Ministério Público Estadual (MPE), as drogarias do município de Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá) passaram a cumprir o plantão obrigatório, previsto em lei federal e municipal.

    Com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), quatro proprietários de drogarias da cidade assumiram o compromisso de cumprir o horário de plantão, que vai das das 22h às 7h30 do dia seguinte, bem como domingos e feriados.

    No TAC, o Ministério Público destacou que o fato das farmácias não estarem cumprindo o plantão, implicava risco à saúde da população, já que o fornecimento de medicamentos, mesmo que emergenciais, não estava sendo disponibilizado.

    Com o TAC, os estabelecimentos se comprometeram em fixar um quadro mensal com o nome e endereço da drogaria de plantão em local visível ao público, além dos saguões do Hospital Santo Antônio e dos postos de saúde da zona urbana.

    De acordo com a 1ª Promotoria de Justiça Cível da cidade, a vigência do TAC vai até o dia 22 de janeiro de 2012, quando será rediscutido o modelo de plantões e analisados os relatórios contendo o número de atendimentos realizados no plantão a fim de constatar a real necessidade e promover possíveis adaptações.

    Caso os proprietários dos estabelecimentos não cumpram o acordo, terão que arcar com multa no valor de R$ 1 mil a cada dia de violação das obrigações.

     fonte: http://www.midianews.com.br/?pg=noticias&cat=3&idnot=63646

Portugal - Receita electrónica teve evolução positiva

Tutela revela primeiro relatório público sobre a prescrição electrónica de medicamentos

Por: Redacção / PP  |  21- 9- 2011  18: 19 

Nos seis meses que antecederam a obrigatoriedade de os serviços de saúde utilizarem receita electrónica, a penetração da medida teve uma evolução positiva, mas pouco acentuada, mantendo-se alta no sector público e relativamente baixa no privado, revelou a tutela, escreve a Lusa.

No primeiro relatório público sobre a prescrição electrónica de medicamentos é estudada a adesão a esta medida nos seis meses que antecederam a sua obrigatoriedade, em vigor desde Agosto.

O documento conclui que a penetração do uso da receita electrónica no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e nos privados «é significativamente diferente, com uma evolução positiva mas contida», fixando-se, em Julho de 2011, nos 95 por cento para os cuidados primários, nos 81,2 por cento para os hospitais e nos 10,7 por cento para médicos no exercício de medicina privada.

Apesar da discrepância entre os valores do SNS e do sector privado, a evolução é muito ligeira em todos, revelando que a utilização da receita electrónica já era prática alargada nos serviços públicos, contrariamente ao que sucede nos privados.

Relativamente aos medicamentos genéricos, a proporção de embalagens em relação ao total «tem aumentado de forma tímida», mantendo sempre uma diferença entre os três sectores.

A proporção de embalagens de genéricos usados nos cuidados primários é de 32,8 por cento, nos hospitais é de 28,2 por cento e na medicina privada é de 24,6 por cento.

O relatório revela ainda ter havido um decréscimo muito expressivo no valor gasto em comparticipação com medicamentos entre os meses de Fevereiro e Julho, comparativamente ao período homólogo.

«O volume de embalagens de medicamentos no seu total mantém-se estável, sendo o crescimento do total de embalagens de medicamentos genéricos modesto em todos os três sectores, o que, associado ao decréscimo de gastos com comparticipação pode significar que houve uma poupança para o SNS sem alteração significativa na oferta de medicamentos à população», refere o relatório, sublinhando que este efeito foi sentido em especial nos cuidados primários.

fonte: http://www.tvi24.iol.pt/politica/saude-paulo-macedo-receitas-receitas-electronicas-medicos-tvi24/1282286-4072.html

Acaso ajuda a dar novos usos para velhos medicamentos

Não faltam remédios que ganham usos diferentes dos para os quais foram inicialmente desenvolvidos. A tecnologia tornará o fenômeno ainda mais comum

Jones Rossi
Filho do acaso: o chefe da equipe que criou o Viagra, pílula para o tratamento da disfunção erétil, admitiu que o objetivo inicial era desenvolver um remédio que tratasse a angina Filho do acaso: o chefe da equipe que criou o Viagra, pílula para o tratamento da disfunção erétil, admitiu que o objetivo inicial era desenvolver um remédio que tratasse a angina (Thinkstock)
 
Antes de se tornar um medicamento arrasa-quarteirão para o tratamento da impotência, o Viagra era estudado para combater problemas no coração. A sibutramina, centro da polêmica sobre a proibição dos emagrecedores no Brasil, é um antidepressivo, mas um de seus efeitos colaterais é cortar o apetite. Os dois remédios são exemplos de algo que está se tornando cada vez mais comum: o uso de medicamentos off label, ou seja, para fins que não estão previstos na bula.


O mais novo membro do grupo é a liraglutida (cujo nome comercial é Victoza), recém-lançado para tratar o diabetes, que se mostrou bastante eficaz como emagrecedor. Sua fabricante, que por enquanto recomenda o uso apenas no tratamento do diabetes, já iniciou o processo para que ele também seja aprovado para tratar da obesidade.

Até a assustadora talidomida, que provocou um dos maiores desastres médicos na década de 1950 e 1960, quando era receitada para grávidas com enjoo matinal, ganhou novo uso. Depois de ser banida do mercado em 1961, por causar sérios defeitos de nascença em mais de 10.000 crianças, que nasceram com pernas e braços atrofiados, passou a ser usada com sucesso no tratamento da hanseníase e do câncer.

“É comum que o efeito colateral de um remédio sirva para tratar outro problema”, diz Paulo Olzon, clínico geral e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele cita principalmente os antidepressivos, cujos efeitos colaterais permitem que sejam usados em tratamentos dos mais diversos tipos, desde o emagrecimento até o tratamento do tabagismo, passando pelo aumento da produção de leite nas mães que estão amamentando. Foi o que aconteceu com a bupropiona. Comercializado como Wellbutrin quando era um antidepressivo, foi renomeado para Zyban, um remédio para o controle do tabagismo, quando se descobriu que ele causava náuseas em fumantes. Trata-se de um exemplo extremo - mas não são poucos os casos de medicamentos que, mantendo o mesmo nome, hoje são mais usados com sua finalidade off label, descoberta posteriormente, do que com seu propósito original. 

Em artigo publicado no British Medical Journal, em fevereiro deste ano, o médico Allen Shaugnessy, da Universidade Tufts, nos Estados Unidos, afirmou que a descoberta de prescrições off label deve se tornar ainda mais corriqueira com o uso de programas que analisam extensos bancos de dados procurando relações entre os medicamentos existentes, suas substâncias, seu ponto de atuação no corpo e seus efeitos colaterais. É bem provável que a nova geração de remédios não esteja nos laboratórios ultrassofisticados das grandes empresas farmacêuticas, e sim nas prateleiras de uma farmácia na esquina de sua casa, à espera de uma nova função, determinada por um programa de computador. "A identificação de novos usos para velhas drogas se tornou uma ciência", diz Shaughnessy.

fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/acaso-ajuda-a-dar-novos-usos-para-velhos-medicamentos

Intoxicação em crianças por medicamentos

Novo estudo alerta sobre o risco dos remédios em casa perto do alcance das crianças. Confira

Ana Paula Pontes e Bruna Menegueço

  shutterstock
Onde você guarda os medicamentos na sua casa? Está bem longe do alcance do seu filho? Inclusive aquele que você toma todos os dias? Um estudo realizado pelo Cincinnati Children´s Hospital Medical Center, nos Estados Unidos, alerta sobre o aumento do número de crianças intoxicadas por medicações nos últimos anos neste país.

A pesquisa, publicada no Journal of Pediatrics, revelou que mais de 453 mil crianças foram intoxicadas por medicamentos entre 2001 e 2008, representando um aumento de 28% desse tipo de acidente. Durante o período, 66 mortes foram registradas. Entre os remédios mais comuns tomados pelas crianças estavam analgésicos, aqueles para dormir e outros para problemas cardiovasculares. Outro dado do estudo mostrou que em casa e na casa de amigos e parentes eram os locais onde elas encontravam os remédios com facilidade, como nos balcões da cozinhacômodas e criados-mudos.
Segundo Rosany Bochner, pesquisadora e coordenadora do SINITOX - Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (um órgão da FioCruz e do Ministério da Saúde), as crianças menores, na faixa de 2 a 3 anos, são as principais vítimas. "Eles são muito curiosas e querem colocar tudo na boca, o que faz parte do desenvolvimento. Além disso, os medicamentos da linha pediátrica possuem embalagens coloridas e cheirosas, que estimulam os sentidos da criança", diz.

Um outro exemplo são os xaropes, que tem sabor agradável ao paladar infantil. Se observarmos bem, as embalagens não têm nenhuma proteção. "Elas deveriam ter lacres ou travas de segurança para dificultar a ação das crianças", afirma a coordenadora. Por isso que a melhor prevenção ainda é deixar os remédios em um local inacessível para as crianças. 
De olho na dosagem certa
A intoxicação, no entanto, não acontece só quando a criança toma remédio sozinha. Na hora de os pais medicarem os filhos o risco existe, em especial quando a medida é feita com base em uma colher de sopa, de sobremesa, de café. Foi essa questão que levou o pesquisador Amadeu Roselli Cruz, do departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais, a medir a capacidade de dezenas de colheres, compradas em seis capitais brasileiras. O estudo, publicado em 2010, revelou que a maioria dos medicamentos líquidos é ingerida em dosagens incorretas, pois não há padronização das medidas indicadas nas bulas e nas prescrições médicas.

Roselli mediu e comparou a capacidade de 60 colheres de sopa, sobremesa, chá e café, compradas em Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Natal e Rio de Janeiro. Foram encontradas diferenças volumétricas de até 500%, o que significa que a utilização dessas medidas pode resultar em superdosagens ou subdosagens de medicamentos. A superdosagem de medicamentos pode causar intoxicação por medicamentos. Já a subdosagem de antibióticos pode propiciar a resistência bacteriana.

A melhor solução é pedir ao pediatra fazer a prescrição em mililitros e usar uma seringa ou um copo dosador para medir com exatidão a dose do remédio. “No caso de medicamentos em gotas, nunca pingue diretamente na boca da criança porque sempre vai cair uma gota a mais e de gota em gota, o organismo pode se intoxicar”, diz a pediatra Égle Thomaz Leôncio, do Ambulatório de Pediatria da Universidade Cidade de São Paulo.



Quais os principais motivos para a intoxicação?

1) Automedicação! Manter a famosa "farmacinha" (dentro de casa) pode ser perigoso para toda a família. Simplesmente, porque a sobra dos medicamentos utilizados em tratamentos anteriores já constitui um fator de risco para a criança que os encontrar. Portanto, os remédios devem ser mantidos fora do alcance das crianças, e de preferência em locais trancados. Fique de olho também quando for visitar algum amigo ou parente!

2) O erro na administração de remédios é mais comum do que a gente imagina. Então, observe a medida exata do copinho ou use uma seringa dosadora.

3) Contraindicações! O desconhecimento das alergias é uma das causas mais frequentes de intoxicação por remédios. Sempre que o médico perguntar se o seu filho tem alguma alergia, não tenha vergonha se não souber o que é. Peça para o profissional lhe explicar, até você entender completamente o que ele está dizendo.

4) Os pais devem estar atentos para não confundirem a embalagem primária (a capa) do remédio com outros medicamentos de cor e tamanho similares.

5) Lembre-se que "letra de médico" tem fama de ser ilegível. Portanto, saia do consultório com a certeza de que entendeu o nome da substância que seu filho vai tomar. Não se acanhe em refazer a pergunta uma, duas ou três vezes. Pois o farmacêutico não é especialista em caligrafia e, até mesmo ele, poderá confundir o nome exato das substâncias.

6) Por último: o medicamento deve ser tomado sempre com água.


Como reagir em casos de intoxicação?
Se a substância tóxica ingerida estiver entre solventes, querosenes, ácidos ou cáusticos, leve a criança imediatamente a um pronto-socorro. Nunca force o vômito ou use fórmulas caseiras. Ligue para um dos Centros de Informação e Assistência Toxicológica (CIAT) pelo telefone de cobertura nacional - 0800 722 6001. Só assim você poderá receber as orientações adequadas e, na maior parte das vezes, resolver o problema dentre da sua própria casa. No entanto, se eles concluírem que o caso é mais grave, procure um pronto-socorro e leve os produtos que a criança ingeriu em mãos.

Importante: Os CIATs estão espalhados por 19 estados do Brasil e, também, no Distrito Federal. Os telefones de cada um dos CIATs encontram-se no site da Fundação Oswaldo Cruz (www.fiocruz.br).

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI266509-16891,00-INTOXICACAO+EM+CRIANCAS+POR+MEDICAMENTOS.html

Paraná - Polícia desbarata comércio ilegal de medicamentos

Uma farmácia clandestina foi descoberta pela Polícia Militar durante a tarde desta quarta-feira (21) em Colombo (região metropolitana de Curitiba). No local, funcionava uma perfumaria de fachada, utilizada pelo proprietário para o comércio ilegal de medicamentos.

A operação que desbaratou o estabelecimento ilegal contou com a participação de fiscais do Conselho Regional de Farmácia e de agentes da Vigilância Sanitária de Colombo.

No cômodo secreto do imóvel, a polícia encontrou caixas de diversos tipos de medicamentos: analgésicos, remédios controlados e estimulantes sexuais que não possuem registro no Brasil.

O responsável pelo local, Emerson Luiz Salles, de 43 anos, foi preso em flagrante e encaminhado, junto com os medicamentos, para a Delegacia do Alto Maracanã, em Curitiba.

Ele foi autuado pelo exercício ilegal da profissão de farmacêutico e por comércio irregular de medicamentos. (com informações do Portal Banda B)

fonte: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-3--1067-20110921&tit=policia+desbarata+comercio+ilegal+de+medicamentos

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Rio Verde de Goiás - 4 farmácias autuadas pela ANVISA

Dentre outras irregularidades, um estabelecimento vendia Cialis falsificado

A noite de terça-feira foi de muito trabalho para fiscais da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e para vários policiais que lhe deram apoio, durante blitze de fiscalização em diversas farmácias na cidade de Rio Verde. Várias denúncias haviam sido feitas contra estabelecimentos do tipo, e os fiscais foram para conferir.

Ao todo, quatro estabelecimentos foram autuados. Proprietários e responsáveis de uma drogaria no Parque Bandeirantes, uma no Maurício Arantes, uma no Dom Miguel e uma no Setor Pauzanes foram autuadas em flagrante depois de constatadas várias irregularidades. Em uma das drogarias, os fiscais da ANVISA apreenderam duas cartelas de Cialis falsificadas. O Cialis é um medicamento semelhante ao Viagra, entretanto, tem maior potência e tempo de duração.

Para não atrapalhar a investigação, o nome dos estabelecimentos não serão divulgados. A ANVISA promete mais blitze do tipo durante o restante do ano. Ao todo, quatro pessoas foram autuadas pelo crime de vender medicamentos sem registro. As investigações continuam.

http://www.rioverdeagora.com.br/noticias/policial/quatro-farmacias-autuadas-pela-anvisa

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Superdownloads comemora o Dia da Farmácia com jogos e programas sobre o tema

São Paulo, 19 de setembro de 2011 – Recentemente foi comemorado o Dia Oficial da Farmácia no Brasil. A profissão de farmacêutico é considerada uma das mais antigas, datada do século X. Nos primórdios, os trabalhos de médicos e farmacêuticos não se distinguiam e tinham como principal objetivo o tratamento e a cura (fosse por meio de medicamentos e instrumentos ou pelo atendimento no local). No século XVIII, com a propagação da lepra, o Rei Luís XIV expandiu o número de farmácias e, em 1777, seu sucessor, Luís XV, substitui o termo ”apoticário” por farmacêutico e separou as profissões.

O principal símbolo da farmácia, uma cobra enrolada em uma taça, vem da antiguidade grega, ilustrando o poder representado pelo animal, e a cura pela taça. No Brasil, as primeiras atividades farmacêuticas foram realizadas pelos Pajés e chefes de tribos indígenas, utilizando recursos naturais para a criação de medicamentos e chás. Em um segundo momento, essas atividades foram transferidas aos padres jesuítas, que instituíram as farmácias e boticas, subdividindo-se em grupos para tratamento de doentes e criação de remédios. Na época, José de Anchieta era um dos poucos responsáveis pelo preparo dos produtos.

As primeiras boticas abertas como comercio só foram permitidas em 1640 e o primeiro curso de farmácia surgiu em 1832, na universidade do Brasil, atual UFRJ, porém a profissão foi regulamentada somente em 1931. Por volta de 1960, cerca de 60% dos farmacêuticos tinham mais de 50 anos e, temendo que a profissão acabasse, foi criado o Conselho de Farmácia, órgão responsável pela fiscalização e disciplina farmacêutica. Com isso, novos profissionais foram atraídos pela atividade.

Em homenagem ao ramo farmacêutico e principalmente aos seus profissionais, o Superdownloads (http://www.superdownloads.com.br/) separou programas para auxiliar em sua tarefa diária e jogo sobre o tema. Confira:

Automatize o gerenciamento de sua farmácia com o AUTOSYS Farmácia (http://superd.com.br/19176). Contando com fluxo de caixa, boleto bancário, cupom fiscal e atualização automática dos preços dos medicamentos usando o guia da farmácia Unitex e ABCfarma.

Outra opção interessante para gerenciamento farmacêutico é o Farmácias Manager-Gestão de Drogarias (http://superd.com.br/74785), que oferece opções de controle de caixa e estoque, código de barras, funções de segurança, entre muitas outras opções.

O Estoque Plus+Edition (http://superd.com.br/44946) conta com um controle completo e funcional de seu estoque, com mais de 85 mil produtos cadastrados.

Precisando integrar seu programa de gerenciamento farmacêutico com o programa Farmácia Popular? Confira o Autorizador Farmácia Popular (http://superd.com.br/41398), que permite a comunicação fácil e rápida do seu sistema com o DataSus do Governo.

Vida de balconista de farmácia não é fácil. Em Generation RX (http://superd.com.br/J1750) seu objetivo é atender todos os clientes o mais rápido possível sem deixar ninguém esperando. E atenção para não entregar os remédios errados! A menos que queira ver a mensagem “Game Over”...

Sobre o Grupo SD
Com o início de suas atividades em 2011, o grupo detém as empresas Superdownloads e Comida e Receitas, que atualmente figuram entre os cinco sites de tecnologia e gastronomia mais acessados do país respectivamente. Em conjunto, os sites do grupo SD atraem público de todo o território brasileiro, e recebe mais de 15 milhões de visitantes únicos ao mês.
Acesse: www.superdownloads.com.br / www.comidaereceitas.com.br

fonte: http://www.jornaldiadia.com.br/jdd/index.php/eventos-e-acontecimentos/71697-superdownloads-comemora-o-dia-da-farmacia-com-jogos-e-programas-sobre-o-tema