quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A Atenas de Cuba

Eliane de Souza
Especial para o Diário

Matanzas é passagem obrigatória entre Havana e Varadero. É uma grande cidade industrial, com o quarto porto mais importante do mundo para exportação de açúcar. Tem o apelido pretensioso de Atenas de Cuba, que surgiu no século 19 quando o brilho da vida cultural e artística da cidade superou o de Havana. De quebra, ainda é berço de ritmos latinos como rumba e a sonora matanzera.

Um dos orgulhos culturais da cidade é o Teatro Sauto, estrutura neoclássica construída com várias estátuas de inspiração grega feitas com mármore de Carrara. O teatro também possui afrescos de inspiração renascentista. O interior, em formato de U, é quase todo coberto por painéis de madeira.

Devido à excepcional acústica, o prédio abrigou vários tipos de espetáculos, recebeu artistas cubanos e outros conhecidos mundialmente, como a bailarina Anna Pavlova e o violonista Andrés Segovia.
Um dos mais apaixonados frequentadores do teatro era o farmacêutico Ambrosio de la Concepción Sauto. Ele ficou famoso ao curar doença de pele da rainha Isabel II da Espanha usando loção que o próprio preparou. O farmacêutico era tão querido pela população que mais tarde deu nome ao antigo Teatro Esteban.

O centro de Matanzas é marcado pelo Parque Libertad, onde se realizavam paradas militares durante o século 19. A praça foi construída na área da aldeia indígena de Yacayo. Hoje há uma imensa estátua de José Marti cercada por importantes edifícios, como o Liceu Artístico e Literário, o Cassino Espanhol, o Palácio do Governo, a Catedral de São Carlos, do século 17, e o Museu Farmacêutico de Matanzas.

Considerado um ótimo exemplo de farmácia do século 19, o museu foi fundado em 1882 por Ernest Triolet e Juan Fermím de Figueroa e tornou-se museu em 1964, com a nacionalização implantada por Fidel. Nas prateleiras de madeira há frascos originais de porcelana francesa pintados à mão, além de pequenas garrafas com ervas, xaropes e elixires.

O espaço serve também como escritório de informação científica, com mais de 1 milhão de fórmulas originais e livros raros sobre botânica, medicina, química e fármacos em várias línguas. além de 3 milhões de antigos rótulos e cartazes antigos de propaganda dos poderes curativos dos remédios do doutor Triolet.

fonte: http://www.dgabc.com.br/News/5934951/a-atenas-de-cuba.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário