terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Estudo revela que médicos prescrevem antibióticos em doses inadequadas

24/01/2012 - 08:54
Um levantamento realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no Brasil, revela que os médicos estão a prescrever antibióticos em doses insuficientes ou inadequadas para o tratamento de doenças respiratórias. A pesquisa, publicada recentemente na revista científica BMC Infectious Diseases, alerta para o perigo de um aumento da resistência aos medicamentos pelos pacientes e consequente dificuldade no tratamento, avança o portal ISaúde.

Veja aqui a pesquisa na íntegra.

Entre os antibióticos mais receitados pelos médicos, encontram-se a Azitromicina de 500 mg QD, Amoxicilina 500 mg e Levofloxacina 500 mg QD, respondendo por 58% das prescrições. Para alcançar os resultados do estudo, os investigadores avaliaram os padrões de prescrição médica em adultos de São Paulo.

Os dados sugerem a necessidade de reconsideração da forma como esses antibióticos são administrados em pacientes adultos. Além disso, segundo a pesquisa, este tipo de levantamento poderia ser utilizado para optimizar padrões de prescrição para regiões específicas em função da resistência aos mesmos antibióticos.

Para o levantamento, verificou-se a dose média prescrita por dia para os antimicrobianos mais frequentes, com base no número total de menções (em milhares) para o produto específico, número de menções (em milhares) por dose e participação percentual de cada dosagem em formulário para os últimos 12 meses. Antimicrobianos prescritos em menos de 1% da população, como Cefuroxima, Claritromicina, e Ceftriaxona intramuscular não foram incluídos na análise final.

A pesquisa foi realizada e publicada pelo Laboratório Especial de Microbiologia Clínica da Unifesp.

Fonte: Site rcm pharma

Um comentário:

  1. http://www.rcmpharma.com/actualidade/medicamentos/24-01-12/estudo-revela-que-medicos-prescrevem-antibioticos-em-doses-inadequ

    ResponderExcluir