quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

EUA restringem uso do antibiótico cefalosporina em rebanhos

Regra vale a partir do dia 5 de abril; ideia é banir usos "extra rótulo" do medicamento em animais


A Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) restringiu o uso do antibiótico cefalosporina na criação de gado bovino e de rebanhos de suínos, frangos e perus. A regra vale a partir do dia 5 de abril.

A ideia é banir usos "extra rótulo" do medicamento, como o de administrá-lo aos animais como medida de prevenção e não para o tratamento de uma doença em si. A cefalosporina é amplamente usada na criação de frangos, por exemplo. Os produtores dão injeções diretamente nos ovos para prevenir doenças, algo que terá que ser interrompido com a nova regra da FDA.

"A FDA está preocupada com que certos usos extra rótulo das cefalosporinas nos rebanhos possam causar a emergência e a disseminação de bactérias patogênicas resistentes ao medicamento", disse a agência em um comunicado divulgado hoje. "Se essas bactérias resistentes infectarem humanos é provável que as cefaloporinas não sejam mais eficientes no tratamento de doenças."

Em humanos, o medicamento é usado para tratar pneumonia, pé diabético, infecções urinárias, entre outras doenças. De acordo com a FDA, na última década houve um rápido crescimento da resistência à cefalosporina em animais destinados à alimentação humana e também em pessoas doentes. "Esperamos que essa nova regra reduza essa resistência", disse Steve Roach, porta-voz da ONG Keep Antibiotics Working, algo como "mantenha os antibióticos funcionando". As informações são da Dow Jones.

fonte: Agencia Estado

 

Um comentário:

  1. http://economia.ig.com.br/empresas/agronegocio/eua-restringem-uso-do-antibiotico-cefalosporina-em-rebanhos/n1597515226468.html

    ResponderExcluir