terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Portugal - Briga Farmacêuticos x Médicos - Ordem dos Médicos denuncia troca de fármacos por mais caros

Ordem dos Médicos denuncia troca de fármacos por mais caros

03/01/2012 - 09:54
Há farmácias que estão a trocar os medicamentos receitados pelos médicos por outros mais caros. Segundo José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos (OM), as denúncias, feitas por clínicos através do e-mail criado pela OM, foram enviadas à Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), avança o Diário de Notícias.

A partir desta terça-feira, entram em vigor os novos preços dos medicamentos, mas as descidas só devem ter efeito a partir de Abril.

“Todas as comunicações que nos chegaram estão devidamente documentadas e seguiu tudo para o Infarmed. Temos um caso de um doente que foi aviar uma receita de Clopidogrel [fármaco para o sangue] de uma marca genérica que custava 9,05 euros por embalagem. A receita estava trancada pelo médico, mas na farmácia trocaram a embalagem por outra que custou ao doente 12,95 euros”, relatou ao DN o bastonário da OM.

“Os doentes não se apercebem de imediato que as embalagens foram substituídas por outras mais caras. Tudo o que nos foi comunicado já foi enviado para o Infarmed em Novembro e Dezembro”, revelou José Manuel Silva ao DN.

Das cinco comunicações que chegaram à OM, através do e-mail criado para o efeito, outras diziam respeito a situações de efeitos adversos resultantes da mudança de marca. “Há o caso de um doente que tomava um genérico para a diabetes, a farmácia mudou para outra marca e sentiu efeitos gastrointestinais. Quando retomou a marca origina passou, o que significa que há aqui uma relação”, disse o bastonário.

A OM apresentou várias propostas para impedir a troca nas farmácias, que José Manuel Silva espera que sejam tidas em conta na versão final da lei que impõe a prescrição de medicamentos sem referência de marcas. “Desta forma, o doente tem a possibilidade de ele próprio poder bloquear a troca na farmácia”, defendeu o bastonário.

fonte: RCM Pharma

Um comentário:

  1. http://www.rcmpharma.com/actualidade/politica-de-saude/03-01-12/ordem-dos-medicos-denuncia-troca-de-farmacos-por-mais-caros

    ResponderExcluir