terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Portugueses são os que mais conduzem sob o efeito de medicamentos


O presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) disse, esta segunda-feira, que os portugueses, principalmente as mulheres com mais de 50 anos, são os que mais conduzem sob o efeito de medicamentos a nível europeu e realçou a necessidade de adoptar medidas de prevenção.
 
foto Global Imagens/Arquivo
Portugueses são os que mais conduzem sob o efeito de medicamentos

 
A condução sob a influência de álcool e de substâncias psicotrópicas está, esta segunda-feira, em debate em Lisboa, num seminário promovido pela ANSR e Instituto Nacional de Emergência Médica (INML), onde também foram apresentados os resultados do projecto europeu DRUID (Driving under the Influence of Drugs, Alcohol anda Medicines).
Os resultados revelam que a prevalência de consumo de substâncias psicoactivas entre os condutores portugueses apresenta valores superiores à média europeia.
Segundo o projecto DRUID, são superiores à média europeia o consumo de álcool e de medicamentos, enquanto a prevalência de drogas ilícitas está em linha com a média europeia.
Nesse sentido, o presidente da ANSR, Paulo Marques, considera que no âmbito da revisão da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária, que vai agora acontecer, devem ser tomadas medidas de prevenção e controlo no que toca à influência dos medicamentos durante a condução.
Paulo Marques, citando uma das propostas do projecto DRUID, sublinhou que os medicamentos devem passar a estar classificados numa tabela para que os médicos e os doentes se apercebam da sua influência na condução.

fonte: Jornal de Notícias

Um comentário: