quinta-feira, 6 de março de 2014

ES - Farmácia dá medicamento errado e mulher passa ácido no olho em Vitória

Farmácia admitiu e lamentou a troca de medicamentos.
Por sorte, mulher não teve lesões graves no olho.

Eliana Gorritti Do G1 ES, com informações da TV Gazeta

A aposentada Sandra Carvalho de Moraes foi até uma farmácia, em Jardim da Penha, Vitória, comprar um medicamento para os olhos, mas em troca recebeu um ácido para pele, com nome semelhante. Sem saber, passou o medicamento errado nos olhos e quase teve lesões. A farmácia Drogasil admitiu e lamentou a troca dos medicamentos e está tomando providências para evitar novos erros.

Sandra conta que foi até a farmácia com a receita do médico e entregou para a balconista. "Ela me deu os remédios, eu coloquei na sacolinha e fui para casa". Apesar da letra do médico ser bem legível, em vez do gel Vidisic ela recebeu um ácido, o Vitacid.

"Coloquei na mão e passei nos olhos. Ardeu demais, queimou demais, eu estava sozinha em casa. Senti o olho cozinhar! Tive muito medo de abrir o olho e não enxergar mais. Foi um desespero. Lavei bastante, joguei bastante água, mesmo assim tinha medo de abrir o olho e não enxergar", conta Sandra.

Por sorte, ela passou o remédio da forma errada e não teve problemas maiores. O médico Sebastião Leonardo da Silveira, membro da Sociedade Capixaba de Oftalmologia do Espírito Santo, alerta para o perigo de usar um medicamento errado nos olhos. "Aplicar um colírio ou um medicamento que não for apropriado para o olho, que não tenha o ph adequado, pode causar inflamação nessa superfície, uma lesão da córnea, da conjuntiva, lesão grave dependendo da intensidade do medicamento", diz. Em casos como esse, a orientação do oftalmologista é lavar bastante o olho com soro fisiológico ou água filtrada.

O médico destaca também alguns cuidados que podem minimizar os erros nas farmácias e trazer mais segurança para os pacientes, como pedir a receita impressa, feita no computador. "Também é fundamental entender o que está sendo receitado pelo médico, tem que sair do consultório sabendo qual é a medicação e como utilizá-la. Na farmácia, quando receber o medicamento, tem que conferir", orienta.

De acordo com o Conselho Regional de Farmácia, entre 2012 e 2013, 17 farmacêuticos foram presos no Espírito Santo por terem tido uma conduta inadequada dentro das farmácias. A orientação é que o consumidor denuncie qualquer erro para que o conselho posso fiscalizar e punir os profissionais que agem de forma indevida. "A punição varia desde advertência verbal ou por escrito, passando por multa e até mesmo suspensão do exercício da profissão", afirma o presidente do Conselho Regional de Farmácia, Gilberto Dutra.

Sandra recebeu o medicamento trocado na farmácia (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Sandra recebeu o medicamento trocado na farmácia (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
tópicos:

Fonte: G1 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário